Como plantar Suculentas Sedum e cuidar delas

As suculentas sedum fazem parte de uma tendência popular de plantas de jardim chamadas suculentas. (Se já viu aqueles famosos pequenos jardins de cimento, provavelmente tem estado a apreciar umas belas suculentas!) As suculentas têm folhas carnudas, repletas de água, que as tornam resistentes à seca e tolerantes ao calor. Adoramos suculentas sedum porque são as únicas suculentas, para além de galinhas e pintainhos (já agora, muito fofinhos também) que são resistentes ao frio na maioria das zonas e podem sobreviver ao Inverno.

Posto isto, vamos aprender a crescer e cuidar das nossas suculentas sedum!

Como crescer suculentas Sedum

Cuidados

As suculentas sedum, também conhecidas em inglês como Stonecrop, prosperam em plena exposição solar, com rega baixa a média e o mais importante, em solo com boa drenagem. Há espécies de grande porte que crescem até mais de dois metros de altura e largura. A “Alegria de Outono” é uma das suculaentas mais famosas em jardins caseiros. Há espécies de cobertura do solo que apresentam tons verdes brilhantes, cinzentos e vermelhos e podem espalhar-se rapidamente, florescendo no início do Verão, tal como a “Angelina”. São plantas fantásticas que prosperam em quase todos os jardins. As suculentas sedum têm folhas suculentas que variam de pequenas agulhas a folhas maiores e bem carnudas; do cinzento ao verde, do roxo ao azul e muito mais! As borboletas e as abelhas adoram-nas. E melhor ainda, são perenes, pelo que florescem ano após ano.

Suculentas Sedum

Para cultivares suculentas sedum e garantir que estão no seu melhor, aqui ficam algumas dicas dos profissionais:

  • Utilize sempre, sempre, um solo bem drenado. Se a plantar em vasos, adicione alguma casca triturada ou areia, para que a mistura seja muito porosa. Se a terra do seu jardim for densa, deve mudá-la ou cultivar em canteiros e vasos elevados.
  • Escolha os seus vasos de acordo com a sensação das plantas no espaço. Se procura um jardim onde reinam as suculentas, pense em cimento, pedras ou apenas simples tigelas redondas que combinem com a energia contemporânea que estas plantas emitem. Mas não deixe que isso o impeça de as usar em qualquer estilo de jardim, esta é uma forma de o poder ir atualizando!
  • Embora elas possam de facto ficar muito tempo sem água, se estiverem em solo bem drenado, mantêm-se melhor com uma rega de frequência média, permitindo-lhes que sequem ligeiramente a meio do período.
  • Não requerem fertilizantes pesados ou um solo rico. Na verdade, se fertilizar em excesso, as suas plantas vão crescer dispersas e com caule muito longo, além de terem menos folhas e flores.
  • Podem receber alguma sombra à tarde, mas tenha cuidado com as espécies mais altas, uma vez que se não apanharem sol suficiente, vão acabar por morrer.
  • Por falar em espécies altas, na primavera, quando a planta tem cerca de quinze centímetros de altura, belisque a parte superior dos caules principais. Isto irá forçar a planta a crescer de forma mais compacta.
Suculentas Sedum Portugal

Variedades de Suculentas sedum

Existem mais variedades de suculentas sedum do que está à espera, mas vou apresentar algumas das minhas preferidas, resistentes ao frio, que irão crescer em quase todos os jardins.

Suculenta Sedum (rupestre) Angelina

A suculenta sedum Angelina é uma das minhas preferidas e . É muito resistente, de cor verde-lima com caules amarelos e flores e cresce rapidamente até 1 metro. Tolera solos pobres, seca e calor.

Suculenta Sedum Acre

A suculenta sedum Acre é uma planta sedimentar rasteira que desenvolve uma flor amarela brilhante e vistosa na Primavera e no Verão. Esta planta é tolerante à seca e amada pelas borboletas. É sempre verde e cresce até 8 cm de altura e 50 cm de largura. Pode ser utilizada em canteiros, como planta de jardim de pedras ou para cobrir o solo.

Abeto azul

O abeto azul é uma das mais famosas devido à sua folhagem fina, semelhante a uma agulha. Serve como um maravilhosa camada de cobertura do solo, tolerante à seca. A sua cor azul impactante oferece um belo contraste no jardim. Desenvolve flores amarelas no início do Verão e cresce até 15 cm de altura e 50 cm de largura.

Suculenta Sedum Sangue de Dragão (Dragon’s Blood)

Uma das suculentas mais populares para canteiros, esta planta rastejante é também excelente quando utilizada como cobertura do solo. Com 15 cm de altura e 50 cm de largura, tem folhas verdes com um contorno vermelho. No Verão as folhas ficam vermelhas e no Outono transformam-se num vermelho brilhante e vívido. 

Suculenta Sedum Fogo do Outono (Autumn Fire)

Uma das espécies mais recentes de suculentas sedum para chamar a sua atenção. O “Fogo do Outono” começa a florescer no Verão com flores vermelhas rosadas, que envelhecem mais tarde no Outono para um tom cobre. Se está à procura de uma planta que seja um sucesso no seu jardim de Outono, esta é única! Cresce até 45 cm de altura e 60 cm de largura.

Suculenta Sedum Alegria do Outono (Autumn Joy)

Esta é a espécie mais icónica de suculentas sedum grandes plantada nos jardins, desde há muito tempo. A sedum Alegria do Outono, de crescimento muito rápido, é super resistente. As suas flores começam com tons rosa e envelhecem gradualmente até ao vermelho rosado no Outono. Elas têm um aspeto fantástico durante todo o Inverno se as deixar no jardim, e os pássaros adoram-nas. Crescem até 60cm de altura e largura. Garanta que existe exposição ao sol, para evitar que os caules e as cabeças das flores caiam.

Suculentas sedum  Autumn Joy  Portugal

Suculenta Sedum-vistoso

O sedum-vistoso é uma planta mais compacta que a sedum Alegria do Outono, crescendo apenas até 30 cm de altura. Estas planta tem caules robustos que não se afundam e belíssimas flores rosa desde o Verão até ao Outono. Mantêm-se sempre verdes em zonas climáticas mais suaves. Ótima para vasos ou canteiros de flores.

Posto tudo isto, cultive suculentas sedum e deixe-se encantar embelezando os seus espaços de jardim com plantas imbatíveis!

Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar