Como Fazer Óleos Essenciais : Guia Completo

Quer aprender como fazer óleos essenciais? É mais fácil do que se pensa. Sim, poderia comprar um alambique de cobre, mas isso é caro, por isso fizemo-lo com uma panela de cozedura lenta!

Os óleos essenciais podem ser caros. E por vezes pode ser difícil encontrar aqueles que se pretende.

Se pretende comprar óleos essenciais, recomendamos este conjunto com mais de 10 óleos 100% naturais.

Sabia que pode fazer os seus próprios óleos?

Continue a ler para aprender como fazer óleos essenciais em casa e descubra mais benefícios surpreendentes, que pode obter com estas maravilhas naturais.

Dar-lhe-emos um guia completo e ainda as melhores dicas e truques para fazer óleos essenciais em casa usando ervas secas e outras plantas. Estaremos a extrair a essência das suas ervas e flores favoritas mesmo no conforto da sua cozinha!

Os óleos essenciais são óleos voláteis que pode extrair de plantas (ou outras fontes). O método típico de extração é a destilação a vapor. Pode realmente adquirir ou fazer o seu próprio alambique para este fim. Encontrei um bom alambique de 2 quartos de cobre por cerca de 400 dólares; o que ainda é demasiado dinheiro para mim. Por isso, comecei a descobrir como posso fazer os meus próprios óleos sem o alambique caro.

Embora possa fazer os seus próprios, tenha em atenção que a maioria das receitas de “óleos essenciais” na Internet são realmente óleos infundidos. Ajuda saber a diferença.

Como fazer óleos essenciais

Óleos Essenciais vs. Óleos Infundidos

Os óleos infundidos são feitos por imersão das ervas num determinado óleo para extrair os compostos ativos. Alguns produtos botânicos, como a calêndula, infundem muito bem e criam um óleo muito cicatrizante. Mas alguns, como a lavanda, nunca são tão bons como o verdadeiro óleo essencial.

Muitos óleos essenciais são destilados a vapor, o que implica ferver o material vegetal para produzir vapor, que viaja através de um tubo, que é depois conduzido através de água fria. O líquido que se forma a partir da condensação será em duas partes, um composto de água e um composto de óleo. O composto de água é de onde provêm as águas florais, tais como a água de lavanda e a água de rosas. Os óleos que sobem para o topo são óleos essenciais feitos por si.

Extração Fácil de Óleos Essenciais Feitos por Si

Usando este método, é possível extrair óleos essenciais de plantas das quais normalmente não se encontram óleos. Eu adoro menta, sendo chocolate e menta o meu preferido. Mas encontrar óleo essencial de chocolate e menta normalmente deixou-me com óleos aromatizados, não o real. Consegui fazer uma pequena quantidade de óleo essencial de chocolate e menta era espantoso, embora fosse preciso muito material vegetal para uma pequena quantidade. A toranja menta será a minha próxima experiência.

Como fazer óleos essenciais

Também se podem fazer misturas que não são encontradas na natureza. Fiz óleo essencial de carvalho, lavanda e patchouli. Consegui obter uma pequena planta de patchouli na minha loja local de hidropónicos. O cheiro era espantoso! Mas tal como a menta de chocolate, a quantidade de óleo produzido era pequena.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Ingredientes e Suprimentos para Fazer os Seus Próprios Óleos Essenciais

  • uma panela de cozedura lenta com tampa
  • água destilada
  • material vegetal fresco suficiente para encher a panela de cozedura lenta até cerca de metade (pelo menos 3-4 chávenas, picadas)
  • temporizador

Processo de Como Fazer Óleos Essenciais

  1. Colocar o material vegetal na panela de cozedura lenta e cobri-lo com água. A água não deve encher mais do que ¾ do volume da panela. Colocar a tampa de cabeça para baixo. (A estrutura côncava permitirá que qualquer vapor que se forme condense e volte a cair no vaso. Se não tiver uma tampa, pode usar um prato).
  2. Ligar a panela de cozedura lenta e aqueça a água. Uma vez que a água esteja quente, reduza a temperatura. Ferva numa temperatura baixa durante 3-4 horas.
  3. Depois de o material vegetal estar cozido, desligue-o e deixe-o arrefecer. Quando estiver fria, coloque a panela no frigorífico. Se a sua panela não der para separar por partes, pode colocar ali a unidade inteira, ou transferir o líquido para outro recipiente. Deixe o líquido no frio durante a noite.
  4. No dia seguinte, tire a panela do frigorífico. Uma fina película de óleo formar-se-á na parte superior e após o arrefecimento estará rija. (Estes são os seus óleos essenciais feitos em casa!) Retire cuidadosamente o óleo da água. Tem de o fazer rápido – começará a derreter rapidamente!
  5. Coloque o produto numa garrafa e tape. Etiquete bem o conteúdo. Pode haver uma pequena quantidade de líquido à base de água no fundo. Pode aquecer suavemente o óleo para transformar o líquido em vapor e libertá-lo do óleo. Não aqueça o óleo durante muito tempo, uma vez que pode perder a sua potência.
  6. Armazene num recipiente de vidro colorido (como estas garrafas) longe da luz e do calor.
Como fazer óleos essenciais

Utilização

Pode usar estes óleos essenciais feitos por si da mesma forma como os que compra, mas podem não ser tão fortes como os que está habituado a usar. Esteja preparado para usar mais do que normalmente usaria, num difusor de óleos essenciais, por exemplo.

Dicas importantes de Como Fazer Óleos Essenciais

É melhor utilizar material vegetal fresco em vez de seco. As ervas secas ainda produzirão algum óleo, mas as frescas renderão mais. Colher o material vegetal de manhã após o orvalho ter secado. Deitar fora quaisquer ervas mortas, doentes, ou infestadas de insetos.

Vai precisar de pelo menos 3-4 chávenas de material vegetal. Isto resultará em algumas colheres de chá de óleo essencial. (Agora percebo porque é que os óleos são tão caros!)

Pique o seu material vegetal para aumentar o volume da superfície e permitir que mais óleos escapem.

A água destilada é importante uma vez que a água da torneira pode ter bactérias ou outros contaminantes que podem estragar a sua mistura.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close