A tendência da beleza limpa ainda está em alta, como mostram pesquisas recentes: cerca de um quarto dos adultos dos EUA agora estão a inclinar-se para a ideia de que os seus produtos para cuidados da pele devem ser naturais (embora ainda haja algum debate sobre o que isso significa). Se é um deles e está à procura de um ingrediente testado e comprovado, à base de plantas, combatente de acne para adicionar à sua rotina, não procure mais do que o óleo essencial de melaleuca.
O óleo de melaleuca é um óleo essencial derivado das folhas de melaleuca australiana, refere a Clínica Mayo. “Recorremos a ele pelas suas propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, e há muitas maneiras de ser aplicado na pele, cabelos e unhas como um tratamento natural”, diz Jennifer Holman, doutorada em Medicina, dermatologista certificada e presidente regional da instituição de Parceiros de Dermatologia dos Estados Unidos no leste e sul do Texas.
O óleo de melaleuca está disponível como um óleo essencial puro. Também pode ser usado em produtos de cuidados pessoais, principalmente aqueles que visam prevenir ou reduzir a acne, incluindo produtos de limpeza, tonificantes, sabonetes líquidos, géis, loções e outros tratamentos.
Uma chamada de atenção: nunca ingira óleo de melaleuca, porque é venenoso se ingerido, de acordo com o “National Capital Poison Center”. O óleo da árvore do chá deve ser aplicado topicamente, nunca engolido.
Continue a ler para saber mais sobre este óleo popular e os seus usos.

Os benefícios de saúde do óleo de melaleuca
O principal benefício do óleo da melaleuca é a sua capacidade de combater espinhas. Por esse motivo, o óleo da melaleuca pode ser uma boa escolha para pessoas com acne, diz Deirdre Hooper, doutorada em Medicina, dermatologista certificada pela “Audubon Dermatology” em Nova Orleans.
Para entender o porquê, considere os quatro principais contribuintes para o desenvolvimento da acne: inflamação, bactérias, hormonas e sebo, diz a Dr. Hooper. O óleo da melaleuca tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, por isso aborda duas dessas principais propriedades.
Hooper aponta para pesquisas anteriores que compararam o óleo de melaleuca com o peróxido de benzoílo, um tratamento tópico comum para a acne. Este pequeno estudo descobriu que a melaleuca foi igualmente eficaz na redução da inflamação relacionada à acne, explica. E enquanto a melaleuca estava a atuar mais lentamente (o que significa que os resultados demoravam mais para ver), levou a menos reações indesejadas na pele do que o peróxido de benzoílo.
Outras pesquisas apoiam esses resultados anteriores. Uma avaliação concluiu que, dos seis estudos analisados, todos analisaram pessoas com acne leve a moderada, cinco descobriram que um produto de óleo de melaleuca a 5% aplicado duas vezes ao dia reduziu as lesões de acne em 23,7 a 62,1% após quatro a oito semanas. (Dito isso, nem todos os estudos examinados foram ensaios randomizados de dupla-ocultação, portanto, é provável que mais pesquisas sejam necessárias.)
Como aplicar na sua rotina de cuidados da pele
Primeiro, lembre-se de que o óleo de melaleuca é melhor usado topicamente e que a ingestão do ingrediente não é segura. É uma boa ideia tentar primeiro um teste epicutâneo, aplicando o óleo na parte interna do antebraço e esperando um ou dois dias para ver se uma erupção se forma.

Para começar a adicionar óleo de melaleuca à sua rotina de cuidados da pele, compre um produto de cuidados da pele que contenha óleo de melaleuca ou use o próprio óleo essencial, diz a Dr. Holman. Para usar o óleo essencial, dilua-o num óleo veicular, tal como um tónico ou hidratante de hamamélis. (Aplicar o óleo não diluído pode causar uma reação alérgica na pele, diz Holman.) Ela recomenda o uso de três gotas de óleo de melaleuca para duas onças de produto. Pode usar o óleo da árvore do chá de manhã ou à noite. Combine o óleo de melaleuca com um tónico de hamamélis se tiver acne, o que pode ser feito após a limpeza da pele, ou combine o óleo com um hidratante (como óleo de coco) como último passo na sua rotina noturna de cuidados da pele, se também tem pele seca ou sensível.
Pode tornar a pele mais sensível ao sol, diz Holman. Por esse motivo, não o aplique imediatamente antes de sair ao ar livre. Não importa quais produtos de cuidados com a pele você esteja a usar, é sempre importante aplicar um protetor solar de amplo espectro com pelo menos FPS 30 no rosto todas as manhãs.
Hooper recomenda que pessoas com pele propensa a acne, apliquem um produto contendo óleo de melaleuca uma ou duas vezes por dia, concentrando-se em zonas problemáticas de espinhas, como o queixo ou a zona T (testa, queixo, nariz). Pode aplicar este produto de manhã, à noite ou ambos, mas escolha um horário em que seja mais provável aplicá-lo consistentemente, acrescenta ela. Use o ingrediente rotineiramente para ver os melhores resultados, sugere Hooper.
Também ressalta que pode levar alguns meses para ver uma melhora real em sua pele, então dê 12 semanas de uso consistente antes de avaliar os efeitos em sua acne. (Isso ocorre porque a formação de espinhas pode começar meses antes que o inchaço vermelho apareça, diz.)
Se, após 12 semanas, não estiver a ver resultados, pode precisar de um produto mais forte para acne. Um dermatologista certificado pode ajudar a desenvolver um plano de combate à acne apropriado para sua pele. O óleo de melaleuca também é mais adequado para acne leve e provavelmente não é forte o suficiente se tiver formas mais moderadas ou graves da condição da pele, diz Hooper.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde.

Outras aplicações para o óleo de melaleuca
Pode usar o óleo de melaleuca como um tratamento natural para fungos nas unhas ou pé de atleta, diz Holman, embora não seja tão eficaz quanto um produto prescrito. Há algumas pesquisas in vitro que mostram que o óleo de melaleuca inibe o crescimento de fungos na onicomicose, o nome da infecção fúngica das unhas das mãos e dos pés que causa unhas grossas, descoloridas, distorcidas e até fedorentas. Dito isto, mais pesquisas são necessárias para avaliá-lo. Se a condição não estiver a se resolver ou estiver a piorar, procure o conselho de um médico. Não é indicado como óleo de massagem.
Se estiver a usar óleo de melaleuca para tratar uma infecção por fungos nas unhas, dilua-o em um óleo veicular, como óleo de coco. (Aponte para uma proporção de duas a três gotas de óleo de melaleuca para 15 a 20 gotas de óleo veicular.) “Para fungos nas unhas, use uma concentração mais forte de óleo de melaleuca do que na pele do rosto”, diz Holman.
O óleo de melaleuca também pode promover um couro cabeludo saudável. “É um ótimo ingrediente para purificar o cabelo, por isso é útil para condições como dermatite seborreica (uma variação da caspa) e foliculite do couro cabeludo, bem como coceira geral do couro cabeludo”, diz Holman. (“Purificar” significa que um produto pode ajudar a remover o acúmulo de produto e a oleosidade do couro cabeludo.) Procure champô à base de melaleuca ou tratamentos para o couro cabeludo e use-os duas ou três vezes por semana, ela recomenda. Quando incluído na fórmula de produtos anticaspa, pesquisas sugerem que as propriedades antimicrobianas do óleo de melaleuca podem ser eficazes para manter os flocos afastados.