Óleo Essencial de Gerânio : Benefícios e Principais utilizações

Os benefícios para a saúde do óleo essencial de gerânio podem ser atribuídos às suas propriedades como adstringente, hemostático, cicatrizante, citofilático, diurético, desodorizante, estíptico, tónico, vermífugo e um agente vulnerário. É amplamente utilizado como elemento na aromaterapia pelos seus benefícios para a saúde, incluindo a sua capacidade de ajudar nos cuidados de pele, equilibrar as hormonas, aliviar o stress e a depressão, reduzir a inflamação e a irritação, aliviar os efeitos da menopausa, melhorar a circulação, beneficiar a saúde dentária, impulsionar a saúde dos rins e reduzir a pressão sanguínea.

O óleo essencial de gerânio é extraído através da destilação a vapor dos caules e folhas da planta do gerânio (Pelargonium odorantissimum). Os principais componentes deste óleo são alfa-pineno, mirceno, limoneno, mentol, linalol, acetato de geranila, citronelol, geraniol e butirato de geranila.

Benefícios para a Saúde do Óleo Essencial de Gerânio

O óleo essencial de gerânio tem muito a oferecer em termos de saúde e as pessoas desfrutam regularmente de muitos dos seguintes benefícios para a saúde, listados abaixo.

Propriedade adstringente

A principal função de um adstringente é a de induzir contrações em várias partes do corpo. Assim, o óleo de gerânio faz com que as gengivas, músculos, intestinos, pele, tecidos e vasos sanguíneos se contraiam. Além disso, isto inclui a contração dos músculos abdominais, o que lhe dá um aspeto melhor e mais tonificado. O óleo essencial de gerânio também pode prevenir a flacidez dos músculos e da pele, bem como o afrouxamento e perda inoportuna de dentes, ao tornar as gengivas mais firmes. Finalmente, pode reduzir a presença de rugas ao firmar a pele facial, retardando assim alguns dos efeitos do envelhecimento prematuro.

Gerânio óleo essencial

Previne o crescimento bacteriano

As propriedades do óleo essencial de gerânio previnem o desenvolvimento de bactérias ou micróbios nas feridas e também o mantêm a salvo do desenvolvimento de infeções. Este impulso ao sistema imunitário permite às células defensivas do corpo concentrarem-se nos desafios e perigos internos, em vez de serem enfraquecidas por toxinas periféricas sobre a pele.

Acelera a cura

O óleo de gerânio acelera o processo de cicatrização de feridas, cortes, e incisões cirúrgicas. Esta propriedade torna-o vulnerável. Talvez seja devido às suas outras qualidades como hemostático, estilístico, antibacteriano, antimicrobiano e citofílico que o tornam vulnerário, mas o resultado é o mesmo.

Reduz as marcas de cicatrizes

Todos querem que a sua pele esteja livre de cicatrizes e após marcas de estrias, cirurgias, furúnculos, acne ou varíola. Infelizmente, muitas pessoas acabam por gastar uma fortuna e experimentar todas as soluções cosméticas disponíveis no mercado e continuam a não obter os resultados desejados. O óleo essencial de gerânio pode poupar-lhes tanto tempo como dinheiro. É um cicatrizante poderoso, por isso ajuda as cicatrizes e outras manchas na pele a desaparecerem. Facilita a circulação sanguínea logo abaixo da superfície da pele e também ajuda a promover uma distribuição uniforme da melanina.

Previne a hemorragia

O óleo essencial de gerânio pode parar a hemorragia de duas maneiras. Em primeiro lugar, como adstringente (mais especificamente, um estilete), causa a contração dos vasos sanguíneos e ajuda a parar o fluxo sanguíneo, como discutido acima. Segundo, como agente hemostático, acelera a coagulação e a formação de plaquetas, o que ajuda na cicatrização de feridas e na prevenção da entrada de toxinas na corrente sanguínea, através de feridas abertas ou não coaguladas.

Gerânio óleo essencial

Melhora a saúde celular

O óleo essencial de gerânio promove a saúde celular, encoraja a reciclagem de células mortas, e a regeneração de novas células. Isto ajuda no crescimento das células do corpo bem como das gametas, fazendo com que o corpo metabolize as coisas de forma eficiente.

Promove a Micção

O óleo essencial de gerânio tem propriedades diuréticas, o que significa que aumenta a micção. A micção é uma das três formas naturais de remover toxinas do corpo. Os outros métodos são a excreção e a transpiração, mas a micção é o mais eficaz dos três. Estas toxinas eliminadas são ureia, ácido úrico, sais biliares, agentes patogénicos e outras substâncias sintéticas ou químicas, metais pesados, poluentes e até mesmo açúcar. Além disso, de cada vez que se urina, a gordura correspondente a 4% do volume de urina e o excesso de água é também removida do corpo. A micção ajuda o processo digestivo e proíbe a formação de gazes em excesso no intestino. É também uma forma eficaz de remover o excesso de ácidos e bílis secretados pelo fígado. A micção também reduz a pressão arterial porque quanto mais urina, mais sódio é eliminado, provocando a queda da pressão sanguínea.

Desodorizante

O óleo essencial de gerânio tem um aroma muito agradável e edificante, comparável a uma combinação de fragrâncias florais e de menta. Certamente que pode imaginar o desodorizante eficaz que ele faria. Os seus efeitos duram muito tempo e não é duro para a pele. Além disso, devido à sua propriedade como uma substância antibacteriana suave, ajuda a eliminar o odor corporal. Ao contrário de outras substâncias cujos odores são libertados na exalação, o óleo essencial de gerânio é um óleo circulatório, o que significa que sai do corpo durante a transpiração. O excesso de atividade física é normalmente o momento em que o odor corporal se torna mais aparente, mas o suor liberta o aroma agradável do óleo essencial de gerânio após as sessões de aromaterapia.

Restringe o fluxo sanguíneo

Esta propriedade é quase sinónimo de hemostático, mas com uma ligeira diferença. Ser um adstringente significa ser um hemostático devido às suas propriedades adstringentes. Um estíptico, como o óleo essencial de gerânio, faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e assim retarda ou para o fluxo de sangue. Isto, contudo, pode ser um problema para pessoas com tensão arterial elevada e o risco de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, ataque cardíaco e AVC.

Gerânio óleo essencial

Previne a Degeneração Neural

As células microglias são componentes integrais na luta contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e a demência, segundo um estudo intitulado “Efeitos anti-neuroinflamatórios do óleo essencial de gerânio em células microglias” publicado no Journal of Functional Foods. Quando as células microglias são ativadas, libertam compostos pró-inflamatórios como o óxido nítrico, que combatem a inflamação nas vias neurais que causam a degeneração neural. Demonstra-se que o óleo essencial de gerânio ativa estas células microglias, e portanto, a relação sinérgica entre o óleo essencial de gerânio e a química natural do cérebro pode prevenir estas condições perigosas e potencialmente mortais.

Atua como tónico

Um tónico é o que tonifica a saúde em geral. Internamente, faz com que todos os sistemas e funções funcionem corretamente, influenciando as glândulas endócrinas para regular a secreção de várias hormonas, enzimas, ácidos e bílis. Isto resulta num aumento da força e funcionalidade dos sistemas respiratório, digestivo, circulatório, nervoso e excretor. Além disso, dá tonificação aos músculos e à pele e pode melhorar a sua aparência geral.

Elimina os vermes intestinais

Esta propriedade particular é muito benéfica para as crianças (e um número limitado de adultos) que sofrem de vermes intestinais. O óleo essencial de gerânio é um vermífugo e pode ajudá-lo a ver-se livre deste problema.

Outros benefícios do Óleo Essencial de Gerânio

O óleo essencial de gerânio é muito benéfico no tratamento da acne, dermatite, e outras doenças de pele, bem como infeções no nariz, garganta e outros órgãos respiratórios. A investigação demonstrou que tem um efeito positivo no eczema, neuralgia, queimaduras, úlceras, amigdalite e síndrome pré-menstrual (TPM). Além disso, tem efeitos poderosos sobre os espíritos edificantes e o funcionamento mental, o que o torna útil no tratamento da depressão, ansiedade crónica e problemas de raiva.

Aviso: O óleo essencial de gerânio pode ter efeitos sensibilizantes em casos raros. Uma vez que influencia certas secreções hormonais, o óleo essencial de gerânio não é, portanto, aconselhado para mulheres grávidas ou para mulheres que estão a amamentar, uma vez que não é claro se esses mesmos efeitos se transferem através do leite materno.

Mistura: Os óleos essenciais que formam misturas finas com óleo de gerânio são Angelica, Bergamota, Manjericão, Lavandin, Cedro Atlas, Semente de Cenoura, Citronela, Lavanda, Néroli, Tília, Laranja, Limão, Jasmim, Toranja e Óleo de Alecrim.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close