Aromaterapia para Emagrecer : Top Dicas

Introdução aos Óleos Essenciais

Os óleos essenciais ocorrem de forma natural, evaporam-se rapidamente ou são compostos aromáticos voláteis (cheiros perfumados ou doces) que são extraídos da casca, folhas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas. Os óleos essenciais são óleos concentrados e possuem o odor e outras propriedades características da planta. Continue a ler para saber mais sobre aromaterapia para emagrecer.

São utilizados principalmente no fabrico de perfumes, cosméticos e medicamentos. A aromaterapia é a arte de utilizar óleos essenciais para equilibrar, harmonizar e promover a cura da saúde física e mental de um indivíduo.

Os óleos essenciais estão a ganhar popularidade como uma forma alternativa, segura e eficaz de tratar uma grande variedade de condições de saúde, incluindo a redução de peso.

Os óleos essenciais têm um efeito sobre o sistema límbico (estruturas no cérebro que lidam com emoções, memórias, apetite, sono e sonhos). Além disso, o nosso sentido de olfato tem um impacto incrivelmente poderoso nos nossos sentimentos. Só de imaginar o aroma do café ou o cheiro doce das flores rapidamente anima o nosso estado de espírito. O corpo humano pode distinguir cerca de 10.000 cheiros diferentes. Vários óleos essenciais proporcionam efeitos específicos, tais como:

  • Relaxamento mental e físico
  • Limitar o apetite
  • Melhorar o estado de espírito
  • Alívio do stress e aumento do bem-estar
  • Melhorar a circulação sanguínea e linfática
  • Reforçar a imunidade

Os óleos essenciais podem ser utilizados de forma singular ou podem ser misturados entre si para obter o máximo benefício. Continue a ler para saber mais sobre aromaterapia para emagrecer.

Top 5 Óleos Essenciais para Emagrecer

Serão explicados cinco óleos essenciais, que juntamente com uma dieta saudável, rica em nutrientes e atividade física diária, que dar-lhe-ão o empurrão extra que é necessário para emagrecer. Continue a ler para saber mais sobre aromaterapia para emagrecer.

aromaterapia para emagrecer

1. Óleo Essencial de Toranja:

É um dos óleos essenciais mais eficazes utilizados para o controlo de peso. Estudos descobriram que uma exposição de 15 minutos ao óleo essencial de toranja três vezes por semana reduz o apetite e o peso corporal.

  • Suprime o apetite, diminui os desejos e a fome, dessa forma o estômago fica facilmente saciado.
  • Contém um composto D-limoneno, que ajuda a aumentar o metabolismo e a reduzir a gordura corporal.
  • Ajuda na limpeza e melhora a drenagem do sistema linfático que transporta os nutrientes entre os tecidos e a corrente sanguínea. Isto reduz a celulite e evita o inchaço.
  • É também utilizado como desintoxicação para limpar o corpo de toxinas. Também reduz a retenção de líquidos.

2. Óleo Essencial de Limão:

Tal como o óleo de uva, também estimula o metabolismo, suprimindo ao mesmo tempo o apetite. Melhora também a saúde digestiva.

  • Ajuda a reduzir o stress. A tendência para comer em excesso tem muito a ver com os níveis de stress. Quando estamos sob stress, os nossos corpos libertam uma variedade de hormonas que favorecem o armazenamento de gordura no corpo, levando a um aumento de peso significativo.
  • Tal como na toranja, o óleo essencial de limão também contém o limoneno composto que aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura.
  • O elevado teor de vitamina C aumenta a formação de colagénio, a firmeza dos músculos, combate infeções, inibe o crescimento bacteriano e viral, para as hemorragias e aumenta a eliminação de toxinas do organismo.
  • Melhora os níveis de energia.
  • Reduz a depressão e eleva o humor.

3. Óleo Essencial de Canela:

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina, ajudando assim à perda de peso e reduzindo os desejos de açúcar. Quando os níveis de açúcar no sangue são instáveis, uma pessoa tende a comer em excesso e a ganhar peso. Quando há demasiado açúcar no sangue, o corpo aumenta a libertação de insulina para obter moléculas de açúcar dentro das células. Se as células já tiverem açúcar suficiente para servir de combustível, não podem aceitar qualquer açúcar adicional. Assim, a insulina tem de converter estas moléculas de açúcar em excesso em gordura que é armazenada no corpo.

  • Reduz o risco de doenças cardíacas e inflamações, melhora a circulação sanguínea.
  • Ajuda a suprimir o apetite e a estimular o metabolismo.
  • Reduz os anseios alimentares e melhora a digestão.
aromaterapia para emagrecer

4. Óleo Essencial de Gengibre:

  • Ajuda na digestão e a absorção de nutrientes.
  • Um composto essencial no óleo de gengibre, chamado gingerol, reduz eficazmente a inflamação no corpo e melhora a absorção das vitaminas e minerais.
  • Reduz os desejos de açúcar.
  • Elimina a flatulência e ajuda a desobstruir o intestino.
  • Aumenta a transpiração, o que ajuda a remover toxinas do corpo.
  • Melhora o funcionamento do cérebro e da memória.

5. Óleo Essencial de hortelã-pimenta:

  • É um energizador natural que aumenta os níveis de energia, reduz a fadiga e ajuda a mente a concentrar-se.
  • Reduz as dores de fome e pode ajudar a sentir-se cheio mais rapidamente.
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo e acalma o estômago perturbado.
  • A sensação de arrefecimento quando usado topicamente, proporciona alívio da dor, aumenta a atenção mental e promove uma visão mais positiva da vida.
  • Ajuda a gerir o stress. Isto ajuda a evitar a tentação de comer em excesso quando uma pessoa está sob stress.
  • É rico em ácidos gordos ómega 3, vitamina C, ferro, potássio, magnésio, que são essenciais para a promoção da boa saúde e para a melhoria dos processos metabólicos do organismo.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde.

Como Utilizar Óleos Essenciais para Emagrecer

Os óleos essenciais são utilizados topicamente, inalados ou ingeridos. Por vezes são utilizadas combinações de métodos de aplicação. Continue a ler para saber mais sobre aromaterapia para emagrecer.

aromaterapia para emagrecer

Aplicação tópica:

Os óleos essenciais podem ser aplicados ou massajados sobre a pele. Os produtos químicos ativos nos óleos essenciais são absorvidos pela corrente sanguínea. O óleo essencial de massagem deve ser massajado durante pelo menos 30 minutos diretamente onde se acumula gordura ou celulite. Isto ajudará o organismo a eliminar toxinas e materiais residuais armazenados nas células gordas.

O óleo essencial também pode ser adicionado à água do banho e utilizado como molho corporal durante pelo menos 20 minutos para alcançar os melhores resultados.

Os óleos essenciais são principalmente aplicados na pele juntamente com um óleo base como o de coco, amêndoa doce ou azeite, ou como ingrediente em loções e outros produtos de beleza.

Inalação:

Quando os óleos essenciais são inalados, as moléculas aromáticas viajam através da passagem nasal e interagem quimicamente com o cérebro. Podem alterar o humor, a energia e até o apetite. Os óleos essenciais para perda de peso funcionam suprimindo o apetite ou aumentando a taxa de metabolismo do corpo, ou mesmo uma combinação de ambos, uma vez que a parte do cérebro que processa o cheiro é a mesma que controla a sensação de fome e plenitude.

Os óleos essenciais podem ser inalados diretamente do frasco, ou adicionando algumas gotas a uma bola de algodão ou a um tecido e respirando lentamente os vapores antes de uma refeição reduz o apetite e ajuda a evitar comer em excesso.

Ingestão:

Esta é uma utilização controversa de óleos essenciais. Uma ou duas gotas de óleo essencial são adicionadas a 200 ml de água, chá, molho de salada ou um smoothie para obter os melhores resultados. É melhor bebê-lo de manhã, depois de acordar ou antes do pequeno-almoço. Isto ajuda a colocar o metabolismo no caminho certo.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close