Óleo Árvore do Chá : Para que serve?

Curioso para saber como integrar o óleo da árvore do chá com segurança e eficácia na sua rotina de bem-estar e estilo de vida? Confira abaixo as 10 sugestões apoiadas por especialistas.

1. Acne

Este óleo diluído pode ser um ingrediente útil na limpeza da cara, especialmente para a pele propensa a acne. Um estudo no Medical Journal of Australia descobriu que os participantes beneficiaram mais do uso de um gel que continha 5% deste óleo para o tratamento de acne leve a moderada do que uma loção que continha 5% de peróxido de benzoílo (um ingrediente comum de combate à acne usado em produtos para a pele). Os resultados sugeriram que este óleo ajudou a reduzir tanto lesões inflamadas como não inflamadas melhor do que a loção de peróxido de benzoílo. O gel de óleo da árvore do chá funcionou mais lentamente do que a loção de peróxido de benzoílo, mas também levou a menos efeitos colaterais.

2. Cabelo saudável

Este óleo essencial é frequentemente adicionado ao shampoo em várias potências para ajudar a aliviar a comichão no couro cabeludo, bem como restaurar o brilho natural do cabelo. Alguns estudos mostram que este óleo usado em combinação com outros óleos essenciais, como o óleo de lavanda, pode proporcionar a jovens mulheres um alívio do hirsutismo leve, o crescimento de cabelos grossos e escuros em áreas onde as mulheres normalmente crescem cabelos finos ou nenhum cabelo. Estudos adicionais sugerem que o óleo da árvore do chá pode ser benéfico no tratamento da caspa.

Óleo Árvore do Chá

3. Melhorar a circulação

De acordo com o médico naturopata e fundador da Wise Woman Herbals Sharon Maire Tilgner, este óleo também pode ser útil para pessoas com feridas na pele, úlceras e escaras.

“A árvore do chá é indicada especificamente para uso externo em áreas com circulação reduzida e estagnação. Muitas pessoas com diabetes, por exemplo, usam óleo de árvore do chá puro (não diluído) em feridas que não cicatrizam com resultados milagrosos ”, diz ela. “Acredito que isso [resposta da pele] se deve a uma mistura de atividade antisséptica e aumento do fluxo sanguíneo local para a área. Úlceras de decúbito ou escaras, outra condição relacionada ao fluxo sanguíneo inadequado, também respondem rapidamente à ação curativa deste óleo”.

4. Saúde das unhas

A onicomicose, uma infeção fúngica das unhas, é uma condição comum que afeta cerca de 10% dos adultos. O óleo da árvore do chá é um dos poucos remédios homeopáticos que podem ser eficazes no seu tratamento.

Investigadores do Departamento de Dermatologia da Universidade da Califórnia em San Francisco testaram um creme composto por 2% de cloridrato de butenafina e 5% deste óleo entre 60 participantes com onicomicose. Após 16 semanas de uso, 80% dos participantes curaram o fungo nas unhas.

5. Pele saudável

Muitas doenças de pele podem causar comichão – problemas comuns incluem fungos, pé de atleta e micose. Pesquisas sugerem que este óleo pode ajudar a aliviar estes problemas, especialmente ao lidar com tinea pedis ou fungo nos pés. Um estudo com 158 pessoas observou uma melhora significativa na presença de fungos nos pés após a aplicação de uma solução diluída de óleo da árvore do chá por quatro semanas.

Óleo Árvore do Chá

6. Lavagem bucal

Muitas empresas de saúde bucal adicionam este óleo aos seus produtos de lavagem bucal para ajudar a limpar os dentes e as gengivas naturalmente. Também é fácil fazer seu próprio elixir bucal  com óleo da árvore do chá em casa.

Para fazer o seu próprio elixir  bucal:

  • Adicione três gotas de óleo de árvore do chá a um pequeno copo de água.
  • Bocheche a mistura na sua boca e depois cuspa
  • Repita sempre que escovar.

Um estudo no European Journal of Dentistry sobre os benefícios do óleo da árvore do chá contra a gengivite, placa e sangramento nas gengivas sugere que pode ser uma solução natural e eficaz para pessoas que o preferem aos produtos tradicionais de lavagem bucal. No entanto, lembre-se de não engolir nenhum elixir bucal à base de óleo da árvore do chá, pois não é seguro ingerir.

7. Sabão facial antisséptico

Frequentemente usado pelos seus amplos benefícios antissépticos e antimicrobianos, o óleo da árvore do chá pode ser usado em cortes, queimaduras, abrasões e furúnculos. Também pode ser eficaz no tratamento de certos tipos de infeções por estafilococos. Devido às suas propriedades antissépticas e cicatrizantes, muitos artistas de piercing também recomendam o uso de uma forma diluída do óleo da árvore do chá para ajudar a curar e limpar os piercings.

8. Óleo da árvore do chá para a saúde respiratória

“Combinado com óleo de lavanda, o óleo da árvore do chá é um ótimo tratamento de inalação para sinusite ou infeções pulmonares”, diz Robinett. Experimente numa banheira ou chuveiro, difusor ou como um vapor facial, ela sugere.

Óleo Árvore do Chá

9. Limpador doméstico

Adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá a um spray de limpeza natural multiuso pode ajudar a aumentar a limpeza da sua casa. (Para melhores resultados, use a solução no mesmo dia em que foi preparada.)

Para fazer  o seu próprio spray de limpeza multiuso:

  • Misture três chávenas de água e meio copo de vinagre branco em um borrifador de vidro.
  • Adicione 10 a 12 gotas de óleo essencial da árvore do chá.
  • Agite antes de usar.

Geralmente, é melhor testar o limpador em pequenas seções de várias superfícies antes de usá-lo em toda a sua casa.

10. Bem-estar geral

 “Eu uso este óleo na minha lavagem corporal e também como óleo essencial para difundir em casa quando queremos limpar e purificar o ar”, diz Robinett. “O cheiro também é muito revigorante, como o de hortelã-pimenta, então pode ser ótimo para acordar ou simplesmente limpar os sentidos.”

Como usar com segurança

Este óleo essencial altamente volátil e potente pode ser usado puro ou diluído com um óleo carreador, como o azeite, o óleo de coco, óleo de jojoba ou de amêndoa, para aplicações tópicas. Teste o óleo num pequeno pedaço de pele antes de aplicá-lo mais generosamente. Lembre-se: não engula o óleo da árvore do chá não diluído, pois pode ser tóxico quando ingerido por via oral.

Algumas reações adversas podem ocorrer ao usar o óleo da árvore do chá topicamente e até como óleo de massagem, incluindo:

  • Irritação na pele
  • Erupção cutânea alérgica
  • Comichão
  • Picada
  • Queimadura
  • Vermelhidão
  •  Secura

Em caso de dúvida ou se sofrer de qualquer um dos efeitos colaterais listados acima, consulte o seu médico para determinar maneiras seguras de integrar este óleo na sua rotina de bem-estar.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close