Beneficios do Óleo Essencial de Benjoim para a saúde

Os benefícios para a saúde do óleo essencial de benjoim podem ser atribuídos às suas propriedades potenciais como antidepressivo, carminativo, caloroso, desodorizante, desinfetante e relaxante. Pode também funcionar como diurético, expetorante, antisséptico, vulnerário, adstringente, anti-inflamatório, antirreumático e sedativo.

Benefícios para a saúde do óleo essencial de benjoim

A investigação moderna encontrou uma série de propriedades medicinais do óleo essencial de benjoim, as melhores das quais estão listadas abaixo.

Pode melhorar a circulação

O óleo essencial de benjoim pode elevar o ânimo e o humor. É por isso que foi e ainda é amplamente utilizado em cerimónias religiosas em muitas partes do mundo. É utilizado em paus de incenso e outras substâncias semelhantes que, quando queimados, libertam o fumo com o aroma característico do óleo essencial de benjoim.

As moléculas dos componentes deste óleo, juntamente com o fumo inalado, penetram nas nossas narinas e são detetadas pelos nossos recetores olfativos e os seus efeitos são transmitidos ao nosso cérebro, estimulando assim o centro nervoso. Isto também pode dar uma sensação de calor, estimula o batimento cardíaco e melhora a circulação. Estas propriedades do óleo essencial de benjoim foram detetadas há muito tempo e utilizadas para criar um clima de celebração num convívio.

Óleo essencial benjoim

Pode aliviar a ansiedade

O óleo essencial de benjoim, além de possivelmente ser um estimulante e um antidepressivo, por um lado, também pode ser um relaxante e sedativo, por outro. Pode aliviar a ansiedade, tensão, nervosismo e stress ao normalizar o sistema nervoso e neurótico. É por isso que, em caso de depressão, pode dar uma sensação de ânimo elevado e pode ajudar a relaxar as pessoas em caso de ansiedade e stress. Pode também ter efeitos tranquilizantes. Assim, não pode ser utilizado pelos estudantes, particularmente durante os exames, quando pretendem estudar durante a noite.

Pode prevenir infeções

Isto descreve um agente que pode proteger as feridas abertas de infeções. Esta propriedade do óleo essencial de benjoim é conhecida há séculos e foram encontrados casos de tal utilização a partir dos restos de muitas civilizações antigas de todo o mundo.

Pode Prevenir a Sepsis

O óleo essencial de benjoim pode ser um muito bom antisséptico e desinfetante. Os componentes como benzaldeído, ácido benzoico, e benzoato de benzilo podem ser substâncias germicidas, bactericidas, fungicidas e antivirais muito eficazes. Mesmo a extensão em que o seu vapor se espalha quando queimado, pode proteger a divisão de germes. Quando aplicado externamente a feridas, pode impedir o desenvolvimento da sepsis.

Óleo essencial benjoim

Pode melhorar a digestão

O óleo essencial de benjoim tem propriedades carminativas e antiflatulentas. Pode ajudar na remoção de gases do estômago e dos intestinos e pode aliviar a inflamação dos intestinos. Isto pode ser mais uma vez devido aos seus efeitos relaxantes. Pode relaxar a tensão muscular na zona abdominal e ajudar os gases a diminuir. Isto pode ajudar a regular a digestão e melhorar o apetite.

Pode remover o mau cheiro

Sendo muito rico em aroma, o óleo essencial de benjoim é amplamente utilizado como desodorizante. O seu vapor enche as salas com um aroma agradável e afasta o mau odor. Misturado com água de banho e óleos de massagem, ou se aplicado no corpo, pode matar o odor corporal, bem como os germes que o provocam. Esta propriedade pode provir da possível presença de derivados do anel de benzeno neste óleo. O benzeno é um hidrocarboneto cíclico e, como todos os outros compostos orgânicos cíclicos, é de natureza aromática.

Pode ajudar a melhorar os cuidados com a pele

Pode ter propriedades adstringentes, que podem tonificar os músculos e a pele. Se misturado com água e utilizado como colutório, pode também firmar as gengivas. Esta propriedade adstringente pode ser muito útil para o lifting facial e para a redução de rugas na pele.

Pode tratar da tosse

O óleo essencial de benjoim, sendo quente e desinfetante por natureza, pode atuar como um bom expetorante. Pode ajudar na remoção de tosse do sistema respiratório que compreende a traqueia, brônquios, e pulmões e alivia o congestionamento. Isto, portanto, alivia a respiração. As suas possíveis propriedades tranquilizantes podem ajudar a relaxar e induzir o sono a pacientes que não conseguem dormir devido ao congestionamento extremo de tosses e constipações. Devido a esta propriedade, é também utilizado em bálsamos, esfregões e vaporizadores.

Óleo essencial benjoim

Pode facilitar a micção

O óleo essencial de benjoim tem potenciais propriedades diuréticas, o que significa que pode promover e facilitar a micção, tanto em frequência como em quantidade, ajudando assim possivelmente a remoção de substâncias tóxicas do sangue através da micção. A micção pode também ajudar a baixar a pressão arterial, a perder peso e a melhorar a digestão

Pode suavizar a inflamação

O óleo essencial de benjoim pode atuar como anti-inflamatório e pode aliviar a inflamação em casos de varíola, sarampo, erupções cutâneas e outros. Pode também ajudar a acalmar a inflamação do sistema digestivo causada pela ingestão excessiva de alimentos picantes.

Pode aliviar a artrite

Estas são duas das propriedades mais utilizadas do óleo essencial de benjoim. Pode dar alívio ao reumatismo e à artrite quando aplicado externamente, devido à fácil absorção dos componentes benzílicos que o compõem através dos poros da pele. Devido a isto, é utilizado em vários bálsamos antiartríticos.

Outros benefícios do Óleo essencial de benjoim

Pode prevenir e curar gretas na pele, feridas e estimular secreções de enzimas e hormonas como a insulina das glândulas endócrinas como o pâncreas, baixando assim o nível de açúcar no sangue e regulando outras funções metabólicas.

Conselho: O benjoim e seus derivados, apesar de altamente aromáticos, são tóxicos por natureza. Portanto, a ingestão ou inalação de quantidades excessivas pode causar náuseas, vómitos, dores de cabeça, e falta de oxigénio no sangue, pelo que deve ser evitada.

Mistura: O óleo essencial de Benjoim mistura-se bem com óleos como Laranja, Petit Grain, Coentros, Olíbano, Bergamota, Baga de Zimbro, Lavanda, Limão, Mirra, Rosa e Sândalo.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close