Óleo Essencial Cravo Propriedades e Beneficios

Não é uma das ervas mais conhecidas, mas o óleo essencial de cravo tem muitas propriedades e utilizações na vida quotidiana, especialmente para doenças que tipicamente atingem bem. Não só é benéfico, como também está facilmente disponível em mercearias locais e lojas especializadas em produtos totalmente naturais na secção de vitaminas. Também pode encontrar folhas de cravo para cozinhar se estiver a procurar adicionar um sabor único aos seus pratos. Com todos os muitos benefícios que pode obter desta maravilhosa erva, seria uma ótima ideia ter hoje, algumas unidades no seu armário de medicamentos.

Noções básicas sobre o óleo de cravo

Tal como outros remédios naturais, o óleo essencial de cravo-da-índia (ou óleo de cravo como é vulgarmente referido) é derivado de uma planta que provém originalmente da Índia. É mais popular na medicina dentária devido às suas propriedades sedativas, mas pode adquirir o produto no balcão de uma farmácia próxima. Um uso comum da erva é para adicionar sabor a medicamentos para a tosse e remédios para a constipação, para que sejam pelo menos toleráveis à bebida. Embora natural, demasiado de uma vez pode ser fatal ou pode causar graves problemas respiratórios. Como com qualquer medicamento, mesmo natural, verifique com um médico antes de o ingerir.

1. Hidrata a pele seca e ajuda outros problemas de pele

O óleo essencial de cravo tem propriedades que tratam a pele seca, sendo um grande remédio natural. A melhor maneira de tirar partido deste tratamento é obter o óleo em forma líquida e espalhá-lo na pele com um trapo limpo. É também utilizado em muitos produtos que são feitos especificamente para ajudar a diminuir o aparecimento de estrias, olhos inchados e pele inchada.

2. Reduz alguns tipos de dor

Muitas pessoas conhecem as qualidades curativas do óleo essencial de cravo para as dores de dentes e outros tipos de dor bocal. Na verdade, este é o remédio mais popular para o qual esta erva natural é utilizada. Há várias maneiras de utilizar esta folha. Se tiver folhas naturais de cravo, pode simplesmente colocar a folha sobre o dente dorido e deixá-la lá durante alguns minutos, ou, se a tiver em forma líquida, basta colocar uma gota sobre a área. Para além das dores de dentes, diz-se que o cravo-da-índia é útil para reduzir a dor da tomada seca, uma complicação comum que ocorre sempre que um dente é arrancado.

Para o prazer de muitos pais recentes, o cravo é uma forma natural de ajudar a aliviar a dor que os recém-nascidos suportam. Basta colocar um pouco de óleo essencial de cravo no dedo e esfregar o dedo ao longo das gengivas da dentição do bebé. Esta tem sido uma ótima forma de ajudar a evitar que o bebé chore durante horas e pode ajudar a dormir mais à noite também.

Os cravos são ideais para ajudar a aliviar a dor dos joanetes e das verrugas. Mergulhar um pano em óleo essencial de cravo e aplicar na zona afetada. Deixar aí durante alguns minutos ou até que a dor diminua. Mergulhar um trapo em óleo de cravo ou simplesmente aplicar o óleo na pele pode ser uma ótima forma de aliviar também a dor dos nervos. Basta encontrar a zona dolorosa e esfregar os cravos para que a pele os absorva.

Óleo essencial cravo propriedades

3. Acalma a irritação

O óleo essencial de cravo é frequentemente utilizado como ingrediente ativo para acalmar a comichão e a queimadura tipicamente associada ao contacto com carvalho venenoso ou hera venenosa.

Pode-se usar apenas as folhas se as partirmos e espremermos o sumo. Se o tiver como pomada tópica, funciona igualmente bem. A aplicação desta erva natural em escaras pode evitar que estas se agravem. Também é útil aplicar óleos essenciais de cravo à pele que é suscetível a escaras para reduzir a probabilidade de as obter.

4. Limpa Catanas e outros metais

Mergulhe um pano de algodão limpo em óleo essencial de cravo e esfregar ao longo de uma Catana (ou outra superfície metálica) para limpar eficazmente o pó e a sujidade. Também lhe dá um brilho espetacular incomparável com outros produtos.

5. Melhora a circulação do sangue

O óleo essencial de cravo é utilizado no Tiger Balm, para ajudar a melhorar a circulação. Uma vez que este bálsamo especial é utilizado para aliviar dores musculares e outros tipos de dores, o cravo-da-índia é o ingrediente ativo que ajuda o sangue a fluir através da área e ajuda a reduzir a dor. Como ajuda a melhorar a circulação, o óleo essencial de cravo é ideal para reduzir a dor e o desconforto tipicamente associados às dores de cabeça causadas pela tensão. Aplique um pano embebido em óleo essencial de cravo na testa ou nas têmporas para que os vasos sanguíneos se abram.

Quando utilizado para fins de aromaterapia, o óleo essencial de cravo ajuda a estimular o cérebro. O aroma torna-o mais atento e pode mesmo fazer com que se sinta mais enérgico do que normalmente se sentiria.

Óleo essencial cravo propriedades

6. Usado como repelente de insetos

Muitas empresas repelentes de insetos utilizam óleo essencial de cravo como um dos ingredientes ativos nos seus produtos em spray. Se tiver algumas folhas de cravo ou óleos, pode simplesmente utilizá-los em vez de gastar dinheiro em spray para insetos. Uma coisa que pode fazer é plantar cravo-da-índia ao redor do perímetro do seu quintal para diminuir o número de insetos que atravessam para o seu quintal. Também pode colocar alguns dos óleos no seu corpo para que os insetos e mosquitos não se aproximem de si.

7. Ingrediente principais em muitos produtos para matar ervas daninhas

Pode parecer estranho que este produto seja utilizado para tantos fins corporais e seja também o principal ingrediente ativo de muitos herbicidas. Mas é verdade e é também um dos melhores herbicidas do mercado. Mais uma das muitas propriedades do óleo essencial de cravo.

8. Reduz os maus odores na cozinha

Alguns alimentos, como o fígado e o peixe, podem causar odores desagradáveis na sua casa quando está a cozinhar. Queimar alguns óleos ou incenso com cheiro a cravo após cozinhar pode ajudar a absorver os odores desagradáveis e substituí-los por um cheiro mais apelativo. O cravo-da-índia pode acrescentar uma dimensão de sabor a alguns alimentos que de outro modo também seriam pouco saborosos. Pode utilizá-lo na forma líquida para adicionar aos seus pratos ou usar as suas folhas.

9. Aumenta a libido

Uma gota de cravo no seu café ou bebida pode dar-lhe uma dose extra de energia sexual. Alguns acreditam que é uma ótima forma natural de aumentar o seu impulso sexual se este tem vindo a diminuir ultimamente. Experimente as propriedades do óleo essencial de cravo na sua vida sexual.

Óleo essencial cravo propriedades

10. Reduz as dores de estômago

Os cravos têm sido utilizados para aliviar a dor de estômago durante séculos. Ajuda a acalmar os nervos e ajuda na digestão, no caso de comer algo que não esteja de acordo consigo. Coloque algumas gotas do óleo numa bebida, para aliviar as dores de estômago.

Das muitas ervas e plantas naturais que pode encontrar no seu supermercado ou loja de suplementos, a decisão de comprar óleo essencial de cravo pode dar-lhe várias vantagens. Embora não seja um “cura-tudo”, ainda é capaz de curar muitas das coisas mais pequenas que o podem afligir. Além disso, é utilizado em vários outros produtos úteis em casa e no jardim. Como pode ser perigoso, no entanto, não se esqueça de verificar com o seu médico de família antes de o utilizar. Ele pode ter um produto que contenha este ingrediente apenas para jogar pelo seguro.

Consulte sempre primeiro o seu médico

É útil preparar-se com informações de saúde lendo e falando com os amigos, mas consulte sempre o seu médico antes de tomar medidas médicas ou mudar a sua rotina de saúde. Esta informação não se destina a substituir o conselho de um médico.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close