Óleo Essencial Hortelã Pimenta: 15 Principais Benefícios Para a Saúde

Ajuda no Tratamento de Problemas Respiratórios

O mentol, o ingrediente ativo do óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a remover infeções do trato respiratório. Está provado que tem um efeito antiespasmódico, expetorante e anti-inflamatório. Este óleo proporciona alívio instantâneo de numerosos problemas respiratórios tais como asma, bronquite, sinusite, congestão nasal, constipação e tosse. É também utilizado em pomadas frias e bálsamos. Este óleo pode ser inalado para desobstruir os seios nasais e oferecer alívio.

Analgésico natural

Este óleo essencial é um analgésico natural e um relaxante muscular. Pode ser utilizado externamente nas áreas afetadas para proporcionar alívio da dor. Este óleo essencial é também chamado de “refrigerante” devido ao seu efeito natural de arrefecimento. Assim, proporciona uma sensação de arrefecimento instantâneo a qualquer área afetada. Tem também um antagonismo de cálcio, o que ajuda a remover a dor. Este óleo essencial pode ser aplicado topicamente a uma ferida ou lesão, para acelerar o processo de cicatrização. Reduz o inchaço e elimina as probabilidades de inflamação.

Reduz a Febre

Este óleo é um excelente tratamento para baixar a temperatura, especialmente em crianças. Devido aos seus efeitos refrescantes, ajuda a reduzir a febre. Como alternativa aos medicamentos, poucas gotas de óleo de hortelã-pimenta são esfregadas no pescoço e na sola para estabilizar a temperatura.

Trata infeções do trato urinário (IU) e Síndrome do Ovário Policístico (PCOS)

Tradicionalmente, este óleo essencial é utilizado para tratar infeções do trato urinário (IU). As propriedades antibacterianas desse óleo são a razão subjacente à sua utilização para reduzir os sintomas e a frequência das infeções do trato urinário em aplicações alternativas. Para as mulheres que sofrem de síndrome dos ovários policísticos (PCOS), este óleo pode proporcionar alívio. Ajuda a equilibrar as hormonas e alivia os sintomas de PCOS.

Óleo essencial hortelã pimenta

Previne os desejos alimentares

Este óleoajuda a reduzir o apetite e a vontade de comer fast food. A inalação de óleo essencial  de hortelã-pimenta proporciona uma sensação de plenitude e previne a ingestão de calorias extra. É aconselhável aplicar uma gota ou duas de óleo no peito ou inalar o aroma para o efeito benéfico.

Impulsiona a imunidade

O óleo essencial de hortelã-pimenta melhora os níveis imunitários para lutar contra várias doenças. Também é conhecido por ter potentes efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos, sendo assim, utilizado em muitos tratamentos alternativos. Os ingredientes ativos do óleo de hortelã-pimenta, tais como cânfora, mentol e carvacrol são resistentes a certas estirpes bacterianas como E.coli, salmonela, e infeções por estafilococo.

Promove o crescimento do cabelo

O óleo essencial de hortelã-pimenta é utilizado como ingrediente vital no champô e condicionador devido ao seu efeito refrescante. Melhora a circulação sanguínea e estimula o crescimento do cabelo. Tem sido amplamente utilizado como remédio para caspa, piolhos e outras condições relacionadas com o cabelo. A maioria dos produtos de cuidado capilar contém óleo essencial de hortelã-pimenta, uma vez que pode nutrir o cabelo danificado e melhorar a densidade do mesmo. Durante muitas décadas, o óleo essencial de hortelã-pimenta é utilizado para prevenir a queda e o desbaste do cabelo. O mentol presente no óleo essencial de hortelã-pimenta proporciona uma sensação de arrefecimento à cabeça e alivia o couro cabeludo da irritação e secura. O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma solução alternativa para aqueles que sofrem de calvície. Aumenta a circulação sanguínea para o couro cabeludo e promove o crescimento saudável do cabelo.

Bom para a pele e unhas

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo essencial de hortelã-pimenta é utilizado para tratar doenças de pele. É aplicado topicamente para tratar eczema e psoríase. Aplique-o ainda como óleo de massagem. Devido à sua sensação de arrefecimento, é utilizado como ingrediente em bálsamos labiais, loções corporais, e cremes para a pele. O óleo essencial de hortelã-pimenta hidrata a pele e ajuda a reter a humidade. Nutre a pele baça e melhora a textura da pele oleosa ou oleosa. O efeito antimicrobiano do óleo essencial de hortelã-pimenta é benéfico para ajudar a curar a acne naturalmente.

Óleo essencial hortelã pimenta

Ajuda na Digestão

Este óleo ajuda na digestão. Para quem tem problemas digestivos, beber um copo de água com duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta após a refeição fornece propriedades digestivas benéficas. As propriedades carminativas do óleo essencial de hortelã-pimenta ajudam a remover o gás e a evitar o inchaço. Ajuda a relaxar os músculos lisos do trato gastrointestinal (IG) e também trata o enjoo do movimento e a diarreia.

Trata a Síndrome do Colón Irritável

Este óleo, tomado sob a forma de cápsula, provou ser eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável (IBS). Todos os anos, milhões de pessoas sofrem de SII, que se caracteriza por dor e desconforto abdominal. Este óleo é utilizado como uma droga alternativa para reduzir os espasmos do cólon, relaxando os músculos dos intestinos. Alguns estudos descobriram que o óleo pode reduzir os sintomas da SII em 50%. O óleo essencial de hortelã-pimenta é também utilizado como remédio natural para as cólicas. Estudos demonstraram que também é igualmente eficaz como o medicamento Simethicone para tratar cólicas infantis, sem quaisquer efeitos secundários.

Refrescante Bocal Natural

Durante séculos, este óleo foi utilizado como um refrescante bucal natural. Elimina o mau hálito e previne as cáries dentárias. Estudos demonstraram que este óleo reduz melhor as cáries do que o elixir bucal. O óleo é mais comummente utilizado em pasta de dentes e elixir bucal. Também reduz a dor associada à dentição em bebés e a dor de dentes em adultos. A inalação de óleo essencial de hortelã-pimenta após cirurgias dentárias pode ajudar a aliviar a dor.

Trata o cancro da próstata

Estudos clínicos demonstraram que o óleo essencial de hortelã-pimenta inibe o crescimento do cancro da próstata devido ao mentol composto. Foram efetuados estudos preliminares para descobrir os efeitos benéficos do óleo essencial de hortelã-pimenta na proteção contra danos de ADN induzidos por radiação e morte celular.

Óleo essencial hortelã pimenta

Trata as dores articulares e reduz as alergias

Este óleo essencial é aplicado topicamente nas articulações para aliviar a dor. Ajuda os músculos das articulações a relaxar e proporciona alívio imediato. A sua sensação refrescante é benéfica para tratar a dor nas articulações. O óleo essencial de hortelã-pimenta relaxa os músculos das passagens nasais e pode ajudar a eliminar a sujidade e o pólen durante a estação das alergias. A aplicação tópica nas erupções cutâneas acalma a pele e previne a comichão.

Melhora a Saúde Mental

Este é um óleo essencial para reduzir o stress e melhorar a concentração e o estado de alerta. Para aqueles com síndrome de fadiga crónica, este óleo ajuda a melhorar a concentração e o foco. Também proporciona alívio da depressão e exaustão mental devido à sua natureza refrescante. É também eficaz contra a ansiedade e a inquietação. O efeito relaxante e calmante deste óleo estimula a atividade mental, limpa a mente, e aumenta o foco nas tarefas cognitivas.

Suprime as Náuseas e dores de cabeça

Este óleo é um tratamento natural para náuseas, dores de cabeça, e enxaquecas. Este óleo essencial pode melhorar a circulação, relaxar os músculos e curar o estômago. Todas estas condições são conhecidas por causarem dores de cabeça. Este óleo proporciona alívio imediato de uma dor de cabeça. A aplicação tópica de óleo de hortelã-pimenta na testa é um excelente remédio caseiro para uma dor de cabeça. As propriedades refrigerantes e anti-inflamatórias são a razão pela qual alivia uma dor de cabeça e reduz a dor de enxaquecas. Investigadores da Universidade de Kiel, Alemanha, descobriram que este óleo tem um efeito analgésico e reduz a sensibilidade às dores de cabeça quando aplicado na testa e nas têmporas para alívio da dor. Este óleo essencial reduz as náuseas induzidas pela quimioterapia. A inalação de óleo de hortelã-pimenta ou a adição de uma gota de óleo dà água pode ajudar a reduzir as náuseas.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close