Óleo Essencial de Romero : Detalhes e benefícios

O romero é uma das nossas ervas mais apreciadas. Foi mantida em reverência pelos antigos romanos, egípcios e gregos. A utilização do óleo essencial de romero também remonta a séculos atrás. O nosso amor por esta erva e pelo seu óleo essencial tem continuado ao longo dos tempos. É um dos óleos essenciais mais populares na aromaterapia.

O que é o óleo essencial de romero?

Extraído da erva Rosmarinus officinalis, o óleo essencial de romero é popular em aromaterapia. Entre outros benefícios, é bom para o cabelo, pele, e pode ajudar a melhorar a memória. Pertence à família da hortelã, que inclui manjericão, lavanda, hortelã-pimenta e sálvia.

O romero sempre ocupou um lugar especial nas civilizações ocidentais. Foi utilizado para cerimónias de casamento, preparações alimentares, cosméticos, e produtos medicinais à base de ervas. Entre as primeiras pessoas que documentaram os seus benefícios esteve Paracelsus, o famoso médico germano-suíço, e botânico durante o século XVI. Paracelsus valorizava o seu óleo essencial devido à sua capacidade de fortalecer todo o corpo. Ele acreditava que o óleo tinha a capacidade de curar órgãos delicados como o fígado, cérebro e coração.

Benefícios do óleo essencial de romero para a saúde

Hoje em dia, muitas preparações medicinais contêm óleo essencial de romero. Os seus muitos benefícios para a saúde, depois de uma boa pesquisa, estão listados abaixo:

Óleo essencial de romero

Cuidados capilares

O uso regular de óleo essencial de romero pode ajudar a estimular os folículos, fazendo com que o cabelo cresça mais tempo e mais forte. Pode também ajudar a retardar o envelhecimento prematuro e a queda de cabelo. De acordo com um relatório do Skin Med Journal, o óleo ajuda a aumentar a contagem de cabelo. O estudo descobriu que os voluntários, sofrendo de queda de cabelo grave, viram uma melhoria significativa após a aplicação do óleo durante apenas seis meses. A massagem regular do couro cabeludo com óleo essencial de romero nutre o couro cabeludo e reduz a caspa.

Cuidados com a pele

Embora não seja utilizado nos cuidados de pele tão extensivamente como nos cuidados de cabelo, o óleo essencial de romero tem potentes qualidades antimicrobianas e antissépticas que o podem ajudar a lidar com o eczema, dermatite, pele oleosa e acne. A aplicação tópica ou massagem com o óleo ajuda a tonificar a pele e a remover a secura. Um estudo descobriu que o óleo essencial, quando adicionado regularmente a um hidratante ou cremes faciais, mostrou uma melhoria significativa na hidratação e elasticidade da pele.

Aconselha-se a diluir o óleo com um óleo base antes de o aplicar na pele. Sendo um óleo concentrado, é bastante forte, e a aplicação direta é mais suscetível de desencadear uma reação adversa. Pode simplesmente adicionar algumas gotas ao seu hidratante, loção corporal, ou creme facial na sua rotina diária de cuidados de pele. Pode também adicioná-lo a óleos base como coco ou azeite.

Melhora a função cognitiva

O romero tem sido tradicionalmente associado à memória e à recordação. A ciência está agora a revelar que existe uma forte verdade nesta associação. Um estudo revelou que tanto o desempenho cognitivo como o humor melhoraram com a exposição ao óleo essencial. Uma maior concentração melhorou os resultados. Não só isso, o teste mostrou melhorias significativas na velocidade e exatidão. Outro estudo com crianças em idade escolar encontrou resultados semelhantes. Os participantes expostos ao óleo mostraram melhorias na memória a curto prazo. Os investigadores concentram-se agora na utilização do óleo essencial de romero como ajuda terapêutica para doenças cognitivas como a doença de Alzheimer.

Óleo essencial de romero

Alívio do stress

Sente-se stressado? Algumas gotas de óleo no seu infusor ou difusor de aromaterapia podem ajudá-lo a aliviar o seu stress e deixá-lo ativo e energizado. Um estudo, publicado na revista Psychiatry Research descobriu que a inalação de uma combinação de óleo essencial de romero e óleo essencial de lavanda durante cinco minutos reduziu significativamente os níveis de cortisol (a nossa hormona do stress) na saliva.

De facto, é frequentemente utilizado em aromaterapia para elevar o estado de espírito. Num estudo, publicado na Scientia Pharmaceutica, voluntários relataram sentir-se mais ativos e frescos após tratamento inalatório com óleo essencial de romero. Os exames mostraram que a sua onda cerebral e atividade do sistema nervoso autonómico aumentaram após a inalação.

Aumenta o sistema imunitário

Uma massagem e inalação simultânea deste óleo essencial poderia melhorar a sua imunidade. Isto poderia ser porque aumenta os níveis de cortisol, que protegem o corpo do stress oxidativo. Um estudo de 2017, publicado na revista Cogent Biology, descobriu que uma mistura de óleos essenciais, que incluiu óleo essencial de romero, impulsionou as respostas anti-inflamatórias e imuno-moduladoras do corpo. Assim, a utilização ou inalação regular do óleo em sessões de aromaterapia pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário.

Óleo essencial de romero

Alivia a dor

Este óleo essencial mostrou um forte potencial no alívio da dor em diferentes estudos. Num estudo sul-coreano, os sobreviventes de AVC com dores no ombro sofreram uma redução de 30% na dor após a administração de acupressão com misturas de óleos que incluíam óleo essencial de romero. Outro estudo sugere que o óleo tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a aliviar a dor. É utilizado em aromaterapia para proporcionar alívio de dores de cabeça, dores musculares, reumatismo e mesmo artrite.

Outros benefícios:

Existem outros benefícios associados ao uso deste óleo essencial, tais como:

  • Ajuda digestiva: O óleo essencial de romero é por vezes utilizado em aromaterapia para curar indigestão, obstipação e colite, testes laboratoriais demonstraram que poderia inibir o crescimento de bactérias E. coli resistentes a múltiplas drogas. Mas tenha em mente que nunca deve ser ingerido.
  • Desintoxicação: A investigação mostra que o óleo essencial de romero desintoxica o fígado, ao mesmo tempo que ajuda na regulação, criação e libertação da bílis, que é uma parte fundamental do processo digestivo. Pode eliminar os radicais livres do organismo, protegendo o fígado contra danos.
  • Cuidados orais: Estudos múltiplos demonstraram que o romero pode ser muito benéfico para a nossa saúde dentária. As propriedades antimicrobianas do seu óleo essencial são eficazes no tratamento de patogénicos orais. Um estudo descobriu que a pasta de dentes contendo extrato de romero era eficaz no tratamento de hemorragias gengivais e na redução da placa bacteriana. No entanto, tenha em mente que os óleos essenciais nunca devem ser tomados por via oral. Fale com um dentista sobre a forma correta de administrar o óleo essencial para os cuidados dentários.
  • Prevene o herpes: Estudos demonstraram que o óleo essencial de romero mostra um potencial antiviral contra o vírus do Herpes simplex-1 que pode causar infeções para toda a vida. Um estudo, publicado no Journal of Acute Medicine, descobriu que um óleo misturado, que continha o óleo, era eficaz na inibição do vírus.
  • Melhorar a circulação sanguínea: Uma massagem com óleo essencial de romero pode ajudar a aquecer o corpo. Pode melhorar a circulação sanguínea e proporcionar alívio da dor. Um estudo revelou que a mistura de óleo era mais eficaz do que a medicina convencional no aquecimento dos membros de um paciente que sofria da doença de Raynaud.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close