Óleo Essencial Dor Muscular : Qual o melhor?

A dor muscular é a dor mais frequentemente encontrada entre os mais velhos devido à idade e ao desgaste dos músculos. Após um dia de trabalho extenuante ou quando não se sente bem, pode sentir dor no corpo. Entrar num banho de água quente ou utilizar um saco de água quente para aliviar a dor, são umas das formas tradicionais comuns de combater a dor muscular, no entanto podem não ser opções viáveis para um alívio a longo prazo. Além disso, tomar um analgésico de vez em quando, para se livrar das dores no corpo não é uma boa ideia devido ao seu efeito no fígado e nos rins, causado pela sua utilização a longo prazo. Continue a ler para saber qual o melhor óleo essencial para dor muscular.

Mas uma coisa que se sabe ser eficaz e segura para as pessoas que sofrem de dores no corpo é uma massagem com óleos essenciais. Sim! Uma massagem com óleos essenciais ou ervas para dores musculares funciona maravilhosamente, à medida que estes óleos penetram profundamente nos níveis dérmicos para proporcionar alívio. Esta é a razão pela qual a massagem com óleos essenciais tem sido apontada como sendo o melhor remédio natural para as dores musculares e é um dos métodos comummente adotados para aliviar as dores musculares, bem como as dores nas costas, durante muito tempo. Compreendamos que óleos essenciais e óleos ayurvédicos de ervas devem ser utilizados durante massagem para alívio das dores musculares.

Óleo essencial dor muscular

6 Óleos Essenciais Que São Excelentes Para Aliviar As Dores Musculares

Os óleos essenciais têm sido utilizados há séculos para dores e inflamações nas costas sem quaisquer efeitos secundários. Podem ser utilizados sob a forma de aromaterapia, onde se respira o óleo essencial através de um difusor, para aliviar enxaquecas ou dores causadas por seios nasais bloqueados. A outra forma de utilizar um óleo essencial é massajando-o sobre a área afetada.

Uma boa massagem relaxa os músculos e melhora o tónus muscular, a circulação e o fluxo sanguíneo. Alivia também qualquer tensão física e stress mental. A massagem com óleos essenciais ou óleos de ervas ayurvédicas dá um efeito combinado de tato e benefícios terapêuticos do óleo. Pode escolher o tipo de óleo com base na dor, local e causa da mesma, para obter um melhor benefício. Aqui estão 6 óleos essenciais de topo, que pode utilizar para uma massagem com óleo essencial para dores no corpo.

  • Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta: A massagem com óleo de hortelã-pimenta ajuda a aliviar a dor devido a artrite, enxaquecas e dores musculares. É uma técnica antiquíssima, que ainda se mantém forte. O óleo essencial de hortelã-pimenta é conhecido por reduzir a ocorrência de espasmos. Quando misturado com lavanda, é ainda mais eficaz e duradouro. É um ótimo óleo essenciar para dor muscular.
Óleo essencial dor muscular
  • Óleo Essencial de Lavanda: O óleo de lavanda, é um óleo essencial popular para aliviar a dor devido aos seus leves efeitos sedantes e calmantes. Isto torna-o altamente eficaz para dores relacionadas com o stress na cabeça, pescoço e costas. O óleo essencial de lavanda pode ser inalado ou esfregado nas partes doridas do corpo. É um óleo suave que pode ser aplicado diretamente sobre a pele. A aplicação ou inalação de óleo de lavanda à noite oferece um sono relaxante, que por sua vez ajuda a curar naturalmente qualquer tipo de dor muscular. Trata-se de um óleo essencial altamente relaxante e estimulante do humor.
  • Óleo Essencial de Eucalipto: O eucalipto é largamente conhecido pela sua capacidade de desbloquear a congestão nasal e tratar o frio devido às suas qualidades antioxidantes e antibacterianas. Mas para além destas, o óleo essencial de eucalipto também tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar os músculos cansados e dolorosos. O óleo de eucalipto também melhora a circulação sanguínea que, por sua vez, ajuda a acalmar a dor e a proporcionar alívio. Este é um ótimo óleo essencial para dor muscular.
  • Óleo Essencial de Sândalo: O óleo de sândalo é muito eficaz para a dor e inflamação das articulações. Quando as dores e mazelas são causadas pelo stress, o sândalo é um bom óleo essencial a utilizar. Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias suaves, que ajudam a aliviar a dor e a reduzir a inflamação, aliviando assim as dores nas costas. É normalmente utilizado para uma massagem de corpo inteiro e é útil no tratamento da dor ciática.
Óleo essencial dor muscular
  • Óleo Essencial de Camomila: O óleo essencial de camomila possui propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. A massagem com óleo de camomila é realmente benéfica para dores lombares, causadas por inflamação ou espasmos musculares. O óleo essencial é prontamente absorvido pela pele para reduzir a inflamação e a dor.  Dores graves causadas por condições tais como ciática ou discos escorregadios também podem ser tratadas com uma ligeira aplicação de óleo de camomila nas áreas afetadas. Há dois tipos de óleo essencial de camomila disponíveis no mercado. Um é o óleo essencial de camomila romana, que é mais suave e proporciona um efeito calmante e relaxante. O outro tipo é o óleo de camomila alemã, que é o mais forte e é utilizado em caso de condições inflamatórias agudas ou dores musculares, articulares ou ósseas severas.
  • Óleo Essencial de Gengibre: O gengibre é um ingrediente comum na cozinha, mas não há muitas pessoas conscientes das propriedades analgésicas do seu óleo. O óleo de gengibre é muito eficaz para cólicas, artrite, e inflamação das articulações. O óleo essencial de gengibre deve ser sempre diluído com num óleo base, tal como o óleo de coco. Uma boa massagem com óleo essencial de gengibre reduz a rigidez muscular e alivia a dor. O gingerol presente no gengibre é conhecido pelas suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, tornando o óleo de gengibre um óleo essencial adequado para utilizar numa massagem para as dores musculares. É visto a fazer maravilhas em caso de dores crónicas na zona lombar.

Lembre-se sempre de utilizar um óleo base (como azeite, óleo de coco ou qualquer óleo vegetal) juntamente com a sua escolha de óleo essencial, para o diluir. Em caso de dor aguda ou inflamação, pode massajar estes óleos essenciais duas ou três vezes por dia. Se sofrer de dor crónica, pode aplicar compressas quentes no local da dor, utilizando óleos essenciais. Isto acontece porque ajuda a acelerar o processo de absorção e pode aumentar a eficácia dos óleos.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close