Usar Óleos Essenciais no Rosto : Indicações

Quanto a si, não sei, mas gosto de usar óleos essenciais. Eu sei, é tudo muito New Age . Não levo a minha vida muito de acordo ao movimento New Age, mas gosto dos meus óleos essenciais. Sempre gostei durante anos e anos. Gosto deles principalmente porque cheiram tão bem, e bem, até certo ponto, acredito que alguns óleos podem funcionar melhor no meu temperamento do que outros. A lavanda para exemplo, acalma-me e ajuda-me a dormir. A hortelã-pimenta rejuvenesce-me e faz-me sentir refrescado. Continue a ler para saber mais sobre usar óleos essenciais no rosto.

Mas penso que as pessoas idas no embalo numa falsa sensação de segurança quando se trata do uso de óleos essenciais, devido ao facto de já existirem há muito tempo e de serem naturais.

Recentemente, foi noticiado que uma senhora aplicou óleos essenciais diretamente na pele, antes de ir para uma aula de ioga quente e depois utilizou uma cama de bronzeamento. Ela sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus nas partes onde aplicou os óleos essenciais, o que foi atribuído à exposição à luz UV. Por muito que simpatize com a sua difícil situação, senti que também era oportuno lembrarmo-nos, com óleos essenciais a desfrutar de um pouco de renascimento, que os óleos essenciais não são coisas para brincadeira.

O Que São Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são destilados ou comprimidos a partir de plantas, frutos e flores e representam um concentrado da planta, fruto ou flor em questão. Estes óleos contêm certas estruturas químicas que não só cheiram normalmente bem, como também contêm certas propriedades que podem ser benéficas para nós quando ingeridos, inalados ou aplicados na pele.

Como usar óleos essenciais no rosto

O importante a ter em consideração é que os óleos essenciais são realmente óleos muito concentrados extraídos da planta, fruto ou flor e podem ter uma maior concentração de ingredientes ou produtos químicos do que a que ocorre naturalmente num fruto, planta ou flor individual. Os de alta qualidade de qualquer forma. É necessária uma grande quantidade de plantas, frutos ou flores das quais se extraem óleos essenciais, e é por isso que um bom nunca é barato e é também por isso que vêm em pequenos frasquinhos. Por isso, se os tiver comprado a RM5 um frasco como eu sei que pode ser encontrado, basta avisar que pode ser apenas produtos químicos e fragrância artificial e não um verdadeiro óleo essencial. Eu já lá estive! Quando se tiver cheirado um verdadeiro óleo essencial, saberá a diferença.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Sésamo e os seus benefícios para a saúde. 

Os Óleos Essenciais Não Devem Ser Utilizados Diretamente Sobre a Pele

É preciso ter alguns cuidados a usar óleos essenciais no rosto. Uma vez que os óleos essenciais são produtos altamente concentrados, não devem ser utilizados diretamente na pele. A principal razão é porque podem irritar a pele e, na realidade, provocar a reação da pele. Sim, eu sei que haverá quem diga, “Mas os óleos essenciais são naturais e as coisas naturais são boas para si”! Bem, sim. Tal como a hera venenosa. Não vos vejo apressados a aplicar isso na vossa pele, pois não?

Então, antes de usar óleos essenciais, é recomendado diluí-los, geralmente num óleo base para usar na pele, ou em água para usar num difusor ou num banho.

Existem 3 Formas Recomendadas Para Utilizar Um Óleo Essencial:

  • Colocar num queimador ou difusor de óleo – deixar cair algumas gotas de óleo em água e aquecer a água ou ligar o difusor para difundir o odor no ar.
  • Misturar com um óleo base ou loção – deixar cair algumas gotas de óleo num óleo base não perfumado (por exemplo, óleo de amêndoas doces) ou loção corporal, antes de aplicar na sua pele. Isto ajuda a diluir a potência do óleo e ajuda a sua pele a tolerá-lo melhor.
  • Num banho – Deite algumas gotas dos seus óleos essenciais preferidos num banho quente antes de relaxar no banho. Isto costumava ser a minha coisa favorita quando vou a um hotel (sem banheira em casa LOL!) e ajuda-o realmente a relaxar, especialmente se tiver tido um voo longo ou uma viagem cansativa.
Como usar óleos essenciais no rosto

Alguns Óleos Essenciais Podem Ser Usados Diretamente Sobre A Pele

Existem, contudo, alguns óleos essenciais que podem ser utilizados na pele, uma lista não exaustiva dos quais é a seguinte:

  • Lavanda, por exemplo, em picadas de insetos
  • Eucalipto
  • Óleo de Tea Tree, ex. em manchas de acne (Este eu tentei)
  • Rosa Mosqueta
  • Camomila-romana
  • Sândalo
  • Cipreste

No entanto, é de notar que se usa apenas 1-2 pequenas gotas. Lembre-se, estes são produtos altamente concentrados, potentes e destilados. Não sabe como irá reagir com a sua pele.

Como usar óleos essenciais no rosto

Usar óleos essenciais no rosto: Quando Em Dúvida, Não O Faça

Eu sei que os óleos essenciais são um tema quente neste momento. Existem muitas marcas no mercado, e muitas também são vendidas diretamente. Não tenho nada contra eles. Pessoalmente gosto de usar óleos essenciais e gosto de brincar com eles.

Mas tenho sempre em mente que os óleos essenciais, embora pareçam e cheirem inócuos, não são. São naturais, o que significa que vêm com as questões relacionadas com o tratamento de ingredientes naturais. Natural não é necessariamente seguro. Natural não é necessariamente bom ou melhor. Natural significa simplesmente que vem da natureza, tal como as hera venenosa, tarântulas e cobras.

O que quero dizer é que, independentemente do que alguém ou qualquer empresa me disser, não vou ingerir óleos essenciais puros, nem os vou usar diretamente na minha pele limpa. Quando em dúvida, não o faça. Pode ser muito perigoso usar óleos essenciais no rosto.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close