Beneficias para a saúde do Óleo Essencial Bergamota

No mundo vegetal, o nome bergamota é sinónimo de uma erva da família da menta e de uma variedade de citrinos. Contudo, os óleos essenciais de bergamota provêm do fruto e da casca da laranja bergamota chamada Citrus bergamia. É um citrino único caracterizado como um híbrido entre um limão e uma laranja azeda, ou um limão mutante. Seja o que for, o óleo essencial de bergamota melhora certamente a sua saúde de várias formas especiais.

Por exemplo, os óleos essenciais de bergamota criam confiança, melhoram o humor, aliviam o stress, e tratam a ansiedade e a depressão. Na medicina tradicional chinesa, a bergamota é utilizada para ajudar o fluxo de energia vital, o que ajuda a uma digestão adequada. Este óleo essencial também combate o cancro, reduz a dor, trata infeções, cura a pele, protege contra o tétano, trata sintomas de constipação, mata vermes intestinais e muito mais.

O que é o óleo essencial de bergamota?

A árvore comestível da bergamota tem um sabor algo semelhante ao de um limão e toranja, enquanto cresce principalmente no clima mediterrânico. A bergamota laranja também pertence à família das plantas rutáceas.

Embora a história do óleo essencial de bergamota possa ser rastreada até ao Sudeste Asiático, foi mais amplamente cultivado no Sul de Itália, ou especificamente nas regiões costeiras da Sicília e Reggio di Calabria. O óleo essencial de bergamota recebeu até o nome do local onde foi originalmente vendido – a cidade de Bergamo na Lombardia, Itália. É também produzido na Argentina, Turquia, Costa do Marfim, Marrocos e Brasil.

O óleo é extraído da casca da laranja bergamota. É feito através do processo de compressão a frio, que é diferente do processo utilizado para fazer muitos outros óleos essenciais chamados destilação a vapor. Curiosamente, são necessárias 100 laranjas de bergamota para produzir apenas cerca de 3 onças de óleo essencial.

O óleo essencial de bergamota tem uma cor amarelo-esverdeado claro. É frequentemente encontrado em perfumes, uma vez que pode ajudar a melhorar a fragrância e a equilibrar o aroma da formulação. O óleo essencial é também utilizado como agente aromatizante de alimentos, especialmente delícias turcas e chá Earl Grey.

Óleos essenciais bergamota

Benefícios para a saúde do óleo essencial de bergamota

Quais são os benefícios para a saúde do óleo essencial de bergamota? É rico em compostos polifenóis, e é o único citrino com brutieridina e melitidina – os mesmos compostos que comprovadamente têm um efeito anti colesterol comparável ao das estatinas. Outros componentes ativos deste óleo incluem alfa-pineno, alfa-bergapten, mirceno, limoneno, nerol, geraniol, beta-bisaboleno, alfa-terpineol, acetato de linalila, acetato de nerila, acetato de geraniol e linalol.

Como resultado, o óleo essencial de bergamota tem potentes efeitos analgésicos, antissépticos, antibacterianos, antiespasmódicos, antibióticos, vermífugos, vulnerários, sedativos, desinfetantes, febrífugos, antidepressivos, cicatrizantes, anti-inflamatórios e calmantes. Assim, não é uma surpresa que existam muitos benefícios deste óleo essencial, incluindo auxiliar a digestão, aliviar dores musculares e articulares, libertar dores emocionais, aliviar o stress, e tratar sintomas de constipação. Os italianos utilizavam outrora óleo essencial de bergamota para vermes e febres intestinais.

Nove benefícios do óleo essencial de bergamota

1. Combate ao cancro

Um estudo publicado na revista Colloids and Surfaces em 2013 explicou que os extratos cítricos, apresentam propriedades anticancerígenas; contudo, a baixa estabilidade, a biodisponibilidade limitada e a fraca solubilidade da água tinham impedido a utilização de óleo essencial de bergamota no tratamento do cancro.

Para superar estes inconvenientes, os investigadores formularam lipossomas de óleo essencial de bergamota, ou doses preparadas artificialmente, o que melhora a solubilidade em água dos compostos químicos naturais para ajudar a aumentar a atividade anticancerígena contra as células cancerosas humanas para estudos in vitro. Embora seja necessária mais investigação, os resultados provam que o óleo essencial de bergamota pode ter potencial como tratamento de cancro.

2. Trata a depressão e a ansiedade

Remédios naturais como o óleo essencial de bergamota podem ajudar a chegar à causa raiz dos sintomas depressivos, incluindo um humor triste, fadiga, falta de apetite, baixo desejo sexual e sentimentos de impotência. Os componentes do óleo essencial de bergamota ajudam a criar sentimentos de alegria, melhorando a circulação no sangue. Um estudo publicado na revista Natural Product Communications em 2011 demonstrou que o efeito relaxante de uma mistura de óleos essencial de bergamota e lavanda e, portanto, apoia a hipótese de que a combinação dos óleos essenciais pode ajudar a tratar a depressão e a ansiedade. A mistura de óleos essenciais causou reduções significativas na frequência do pulso e na pressão sanguínea. Os sujeitos também disseram que estavam mais calmos e relaxados do que os participantes no grupo de controlo.

óleo essencial de bergamota

3. Alivia o stress

Como relaxante, o óleo essencial de bergamota reduz a tensão nervosa e os sentimentos de ansiedade e stress. Fá-lo estimulando hormonas como a serotonina e a dopamina, o que cria sensações de relaxamento e de sedação. Estudos mostram que a inalação de óleo de bergamota pode levar a sensações de facilidade e contentamento.

Alivia a ansiedade e o stress simplesmente pela adição de óleo de bergamota a um queimador ou difusor de óleo.

4. Reduz a dor

Uma vez que o óleo essencial de bergamota aumenta as secreções hormonais, reduz a sensibilidade dos nervos que levam à dor. Como resultado, este óleo essencial é ótimo para a redução dos sintomas de dores musculares, dores de cabeça e entorses. Em vez de depender de analgésicos, o óleo essencial de bergamota é uma alternativa segura para aliviar a tensão e a dor.

Um estudo publicado na revista Fitoterapia em 2010 concluiu que este óleo essencial pode ser um medicamento complementar eficaz para minimizar a tensão no corpo.

5. Tratar Infeções

O óleo essencial de bergamota é frequentemente encontrado nos sabonetes de pele, uma vez que inibe o crescimento de vírus, fungos e germes. Como resultado, o óleo essencial de bergamota ajuda a tratar infeções dos rins, intestinos, trato urinário e cólon. Quando se aplica o óleo no cabelo ou na pele, também se diminui o risco de infeção.

Para tirar partido do óleo essencial de bergamota, basta esfregar parte dele na garganta, pés e abdómen, ou consumir chá Earl Grey.

6. Ajuda na Digestão

O óleo essencial de bergamota estimula a produção de sucos gástricos, o que torna a dissolução dos alimentos no trato digestivo muito mais fácil. Não só isso, mas o óleo estimula as contrações musculares nos intestinos, e isto acelera o processo digestivo ao mover os resíduos através dos intestinos enquanto o corpo absorve os nutrientes.

Pesquisas publicadas no Journal of Applied Microbiology em 2006 sugerem que este óleo essencial é útil no combate à intoxicação alimentar devido às suas propriedades antibacterianas.

Para ajudar a aliviar problemas digestivos ou regular o apetite, basta esfregar cinco gotas de bergamota no estômago.

óleo essencial de bergamota

7. Proteção contra o tétano

O tétano é uma doença nervosa causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani. Como o óleo essencial de bergamota é um desinfetante e antisséptico, pode matar bactérias que levam a infeções do tétano. O óleo essencial também evitará que as feridas fiquem perigosamente infetadas e pode ajudar a proteger contra o tétano.

Adicione cinco gotas de óleo essencial de bergamota a uma bola de algodão, e esfregue suavemente na área infetada.

8. Mata vermes intestinais

Uma vez que os óleos essenciais de bergamota matam germes, são um grande tratamento de vermes intestinais. Os vermes intestinais causam subnutrição, e eventualmente anemia.

Para matar vermes infeciosos, esfregue duas a três gotas de bergamota nas suas mãos, e no seu abdómen.

9. Trata os Sintomas do Frio

Os óleos essenciais de bergamota são um remédio importante para o tratamento dos sintomas do frio, uma vez que podem combater infeções devidas a bactérias nocivas. Reduz as febres e a temperatura corporal, aliviando o stress e estimulando a secreção hormonal.

Este óleo essencial é também um anti congestivo, e portanto pode aliviar problemas respiratórios e sintomas do frio, incluindo congestão, tosse e espirros. O óleo essencial irá soltar muco e catarro nas vias respiratórias, ao mesmo tempo que elimina germes e toxinas desenvolvidos enquanto se tem uma doença.

Esfregue algum óleo no seu peito e garganta quando estiver doente.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close