Como Fazer Aromaterapia de forma eficaz

Os aficionados da aromaterapia dirão que incorporar óleos essenciais na vida diária é uma maneira fácil e agradável de aumentar o seu quociente de bem-estar. Leia o artigo para descobrir como fazer aromaterapia.

Comece as manhãs com uma explosão de energia refrescante e sem cafeína. Tal como o seu sumo favorito, óleos cítricos como tangerina (Citrus reticulata) e limão (Citrus limon) oferecem um despertar natural para seus sentidos. Ao levantar, adicione algumas gotas a um difusor de aromas para combater a fadiga e a tristeza das segundas-feiras de manhã.

Além das suas propriedades terapeuticas, muitos óleos essenciais também oferecem benefícios cosméticos, pois podem penetrar rapidamente na pele. Os óleos essenciais purificam a derme externa, usando agentes antibacterianos vitais para afastar germes transportados pelo ar e elementos antioxidantes saudáveis para combater os radicais livres prejudiciais.

Após limpeza, borrife o rosto com um hidrossol – o subproduto do processo de destilação a vapor que captura os óleos essenciais das plantas. Os hidrossóis oferecem as mesmas propriedades que os seus óleos de origem, mas em concentrações muito mais baixas. Escolha o doce Rose Geranium (Pelargonium roseum) ou melaleuca (Melaleuca alternifolia) para tratar a pele oleosa; a levemente floral Rose Otto (Rosa damascena) para reforçar as peles secas ou maduras; e Sândalo amadeirado (Santalum album) para cuidados com a pele pós-barba. Ou faça a sua própria “tónica” para a pele misturando 6 a 8 gotas do seu óleo essencial favorito para a pele em 2 onças água destilada em um frasco de spray de vidro escuro. O bónus? Os aromas são calmantes e podem ser aplicados ao longo do dia quando a pele (ou humor) precisa de uma melhoria. Continue a ler para descobrir como fazer aromaterapia.

Como Fazer Aromaterapia

Em vez de pegar outra chávena de java no meio da manhã para aumentar a energia, tome uma lufada de óleo essencial refrescante de hortelã-pimenta (Mentha piperita), cujo aroma revigorante de mentol aumentará o estado de alerta e o vigor.

Outra opção é hortelã-limão (Mentha citrata) para quando precisa de primir o botão de pausa durante um dia muito ocupado: como um óleo essencial adaptógeno, é simultaneamente calmante e edificante. A fragrância é cítrica como a clementina, mas com um leve toque adocicado de menta. Os adaptógenos oferecem componentes estimulantes e relaxantes que trabalham para equilibrar o sistema nervoso e são um recurso restaurador durante momentos estressantes.

Estomago a roncar? Tente inalar o óleo essencial de toranja (Citrus paradisi) por um minuto, que estudos científicos indicam que ajuda a matar a fome. O aroma picante fornece uma energia calma e constante para mantê-lo até que você possa se sentar para um almoço adequado. E junto com o frescor de ervas do Alecrim (Rosmarinus officinalis) – conhecido como um potenciador de memória – a toranja é o complemento perfeito para uma mistura estimulante da tarde.

São cinco da tarde, quando se pede uma dose dupla do purificante óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus) e erva-príncipe (Cymbopogon citratus). Uma borrifada pré-treino de um vapor cheio de energia ajudará a aumentar seu nível de energia enquanto apoia a saúde respiratória para um treino no final do dia. Ou misture esses óleos de acompanhamento num óleo veicular, como óleo de margarida, uma excelente opção para tratar espasmos musculares e inchaço, e aplique no pós-treino. Continue a ler para descobrir como fazer aromaterapia.

Para uma noite feliz, escolha entre os membros calmantes da família de especiarias, como Baunilha (Vanilla planifolia), Canela (Cinnamomum zeylanicum) e Gengibre (Zingiber officinale). Esses óleos essenciais ricos são conhecidos pelas suas propriedades de aquecimento e afrodisíaco que inspiram relaxamento. Misture esses óleos de aterramento com 2 a 3 onças de um óleo veicular, como semente de uva ou amêndoa doce, para criar uma mistura reconfortante para hidratar a pele ou para massagem.

Como Fazer Aromaterapia

Ah, finalmente — a adorável Lavanda (Lavandula angustifolia), o aroma mais popular e eficaz para incutir tranquilidade em qualquer hora do dia. Costumo adicionar lavanda a cada uma das minhas misturas simplesmente para promover o equilíbrio – é tão versátil. As propriedades sedativas do óleo essencial, no entanto, tornam-no na principal escolha para a hora de dormir. Se optar por simplesmente espalhar algumas gotas de lavanda na fronha da almofada ou difundir várias gotas num difusor de aroma, o perfume irá levá-lo a um estado de paz.

Nota: Embora essas misturas contenham uma pequena percentagem de óleos essenciais, elas podem interagir com alguns medicamentos. Se estiver grávida ou sob medicação, consulte um médico antes de aplicar óleos essenciais. Faça um teste epicutâneo antes de usar. E sempre mantenha os óleos essenciais fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Faça as suas próprias misturas de aromaterapia

Mistura para treino com energia

  • 2 onça de água destilada ou óleo de margarida
  • 12 gotas de lavanda
  • 8 gotas de alecrim
  • 6 gotas de erva-príncipe
  • 4 gotas de eucalipto
Como Fazer Aromaterapia

Mistura para aumento de humor

  • 2 onças de água destilada
  • 12 gotas de hortelã-limão
  • 10 gotas de lavanda
  • 8 gotas de tangerina

Mistura de energia da tarde

  • 2 onças de água destilada
  • 14 gotas de toranja
  • 8 gotas de alecrim
  • 8 gotas de lavanda

Mistura de fim de tarde picante

  • 2 onças de óleo de grainha de uva ou outro óleo veicular
  • 10 gotas de gengibre
  • 8 gotas de óleo absoluto de baunilha
  • 6 gotas de canela
  • 6 gotas de lavanda
Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close