Óleos Essenciais para Dormir: os Melhores Óleos

Precisa de óleos essenciais para dormir? Nós partilhamos consigo uma lista completa dos melhores óleos para o ajudar a descansar à noite.
Os óleos essenciais são a essência de aroma ou sabor extraída de uma determinada planta. A inalação ou mistura de óleos essenciais com um óleo base e a aplicação tópica da mistura pode proporcionar certos benefícios para a saúde. Alguns óleos essenciais podem promover uma sensação de calma ou relaxamento, e isto pode ajudar uma pessoa a conseguir uma melhor noite de sono. Continue a ler para descobrir óleos essenciais para dormir.

Este artigo descreve o que são óleos essenciais e como utilizá-los para dormir. Listamos sete óleos essenciais que podem ajudar a dormir, alguns prós e contras da utilização de óleos essenciais, e algumas alternativas para conseguir um sono mais repousante. Também respondemos a algumas perguntas frequentes sobre óleos essenciais para relaxamento e sono.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são óleos que as pessoas extraem das plantas. São chamados “essenciais” porque contêm a essência de cheiro ou sabor extraída da planta.

Os óleos essenciais são altamente concentrados, o que os torna particularmente fortes ou saborosos. Como tal, as pessoas utilizam-nos normalmente em aromaterapia.

Utilização de óleos essenciais para dormir

Muitos óleos essenciais têm propriedades relaxantes ou sedativas que podem ajudar uma pessoa a dormir.

Há pouca investigação sobre como funcionam os óleos essenciais. Contudo, os especialistas acreditam que quando uma pessoa inala óleos essenciais, as moléculas ligam-se ao bolbo olfativo no nariz. A partir daqui as moléculas transmitem sinais a partes do cérebro envolvidas em respostas emocionais e comportamentais. Estas áreas libertam então neurotransmissores que induzem um efeito emocional ou comportamental.

Três neurotransmissores diferentes e os seus efeitos associados incluem:

  • Serotonina: Promove uma sensação de calma. Está também envolvido na produção de melatonina, o que promove o sono.
  • Endorfinas: Promovem uma sensação de euforia e têm também um efeito sedativo.
  • Noradrenalina: Promove uma sensação de euforia e também tem um efeito sedativo: Atua como um estimulante.
  • As pessoas inalam normalmente óleos essenciais através de um difusor. Em alternativa, uma pessoa pode combinar o óleo com um óleo base e aplicar a mistura topicamente.

7 óleos essenciais para dormir

Os tipos de óleos essenciais discutidos abaixo podem ser úteis para promover o sono.

Lavanda

A lavanda é um dos óleos essenciais mais comuns nos Estados Unidos devido aos seus versáteis benefícios para a saúde.

Óleos essenciais para dormir

Uma revisão de 2019 afirma que a lavanda tem efeitos sedativos e calmantes que podem melhorar tanto a qualidade como a duração do sono. Outros potenciais benefícios para a saúde incluem:

  • reduzir a ansiedade e do stress
  • melhorar a função cerebral
  • reduzir as dores de cabeça
  • aliviar a dor e curar feridas

Um estudo de 2021 descobriu que inalar óleo de lavanda melhorou significativamente a qualidade do sono em indivíduos com grande depressão.

Além disso, a inalação de lavanda pode ajudar a melhorar a insónia e reduzir os sintomas de depressão e fadiga.

Camomila

A camomila é útil para promover a calma e ajudar ao relaxamento. Também pode ser útil para o seguinte:

  • aliviar a ansiedade
  • aliviar as dores de cabeça
  • promover a saúde digestiva
  • cicatrização das feridas

Um pequeno estudo de 2021 descobriu que o óleo essencial de camomila melhorou significativamente a qualidade do sono entre 20 estudantes universitários que experimentaram uma má qualidade do sono. No entanto, é necessária mais investigação em grande escala para confirmar o efeito.

Bergamota

Os especialistas acreditam que a bergamota pode ajudar a reduzir a tensão arterial e o ritmo cardíaco, resultando num efeito calmante.

Um estudo de 2019 concluiu que uma mistura de óleo essencial de bergamota, lavanda e ilangue-ilangue melhorou a qualidade do sono em pessoas com problemas cardíacos. No entanto, não houve diferença significativa na duração do sono entre o grupo que recebeu o tratamento com óleo essencial e o grupo que recebeu um placebo.

Hortelã-Pimenta

A hortelã-pimenta pode ter propriedades anti-inflamatórias. As pessoas utilizam tipicamente o óleo para ajudar a aliviar a dor. O óleo de hortelã-pimenta também pode ser útil para reduzir a ansiedade e o stress.

Um estudo de 2020 comparou o efeito do óleo essencial de hortelã-pimenta, óleo essencial de lavanda, e controlo da água destilada aromática na qualidade do sono em 105 pessoas com problemas cardíacos.

O estudo descobriu que ambos os óleos essenciais melhoraram a qualidade do sono relatada em comparação com o controlo. No entanto, não houve diferença significativa na qualidade do sono entre as condições do óleo essencial de hortelã-pimenta e de lavanda. Isto sugere que ambos os óleos essenciais são igualmente eficazes para melhorar a qualidade do sono.

Óleos essenciais para dormir

Madeira de Cedro

O óleo de cedro tem um aroma natural, amadeirado. Os fabricantes de óleos essenciais afirmam frequentemente que o óleo de cedro tem múltiplas utilizações, incluindo:

  • aliviar a dor
  • reduzir o stress e a ansiedade
  • melhorar a concentração
  • promover o sono

A investigação sobre a utilização de óleo de cedro para dormir é limitada. No entanto, um estudo de 2017 sobre a qualidade do sono em adultos idosos com demência utilizou óleo de cedro como parte de uma mistura que também continha óleos essenciais de cipreste e pinho. O estudo concluiu que a mistura de óleos essenciais melhorou significativamente a duração do sono e reduziu as perturbações do sono nos participantes.

Sândalo

O sândalo é outro óleo essencial com um aroma a madeira. Os fabricantes afirmam frequentemente que o óleo essencial de sândalo é útil para o seguinte:

  • melhorar o humor
  • melhorar o foco
  • reduzir o stress e a ansiedade
  • promover uma sensação de calma
Óleos essenciais para dormir

A investigação sobre a utilização do óleo essencial de sândalo como auxiliar do sono é limitada. Um estudo de 2016 distribuiu aromáticos a pessoas que vivem com cancro para ajudar a gerir os problemas do sono nesta população. Os aromáticos continham os seguintes óleos essenciais:

  • sândalo
  • bergamota
  • olíbano
  • tangerina
  • lavanda

Os resultados mostram que 64% dos participantes relataram alguma melhoria na qualidade do seu sono enquanto utilizavam os aromáticos.

Manjerona

Os fabricantes promovem tipicamente o óleo essencial de manjerona como sendo eficaz:

  • aliviar o stress e a depressão
  • aliviar a dor
  • promover a saúde digestiva

Um estudo de 2017 investigou o efeito da massagem de aromaterapia na qualidade do sono das enfermeiras em turnos noturnos rotativos. O óleo de massagem de aromaterapia consistia em óleo essencial de manjerona doce misturado com óleo de amêndoas doces como óleo base.

Os investigadores dividiram as enfermeiras em dois grupos: um grupo de tratamento que recebeu a massagem de aromaterapia e um grupo de controlo que descansou na sala onde as massagens tinham tido lugar.

Os resultados mostraram que o grupo de tratamento sofreu uma diminuição significativa de perturbações do sono e disfunções diurnas em comparação com o grupo de controlo. O estudo concluiu que as massagens com a mistura de óleos essenciais foram eficazes na melhoria da qualidade do sono.

Prós e contras da utilização de óleos essenciais para dormir

Antes de utilizar óleos essenciais para dormir, uma pessoa pode querer considerar os prós e os contras.

Prós dos Óleos essenciais para dormir

  • Estudos sugerem uma ligação entre a aromaterapia e o bom sono.
  • Podem ter outros benefícios para a saúde para além de melhorar o sono.
  • Estão amplamente disponíveis.

Contras dos Óleos essenciais para dormir

  • Podem ser caros.
  • Podem não funcionar para todos.
  • Há muitas opções de óleo essencial, por isso as pessoas podem precisar de experimentar algumas antes de encontrar uma que funcione para elas.
  • São possíveis reações alérgicas, especialmente se uma pessoa aplicar o óleo essencial de forma tópica.
  • A Food and Drug Administration (FDA) não regula os óleos essenciais.
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