Onde Comprar Óleos Essenciais e Como Detetar os Falsos

Enquanto a investigação sugere que existem benefícios para a saúde, a FDA não controla nem regula a pureza ou qualidade dos óleos essenciais. É importante falar com o seu fornecedor de cuidados de saúde antes de começar a utilizar óleos essenciais e ter a certeza de pesquisar a qualidade dos produtos de uma marca. Antes de decidir onde comprar óleos essenciais, faça sempre um teste de contacto.

Onde comprar óleos essenciais com confiança

Quer seja novo em toda a questão do óleo essencial ou tenha alguns frascos guardados no seu armário de medicamentos, alguma vez se perguntou o que está realmente dentro desses frascos? Como pode saber se o que está a comprar é uma imitação ou o verdadeiro negócio? E mesmo que seja real (sem óleos de fragrâncias sintéticas), como é que sabe se é de grande qualidade?

Se for como nós, está a usar EOs para ajudar a aliviar dores de cabeça, para encontrar equilíbrio durante uma prática de meditação, ou para difundir uma sala com um aroma revigorante para dar ao seu dia estímulo de que necessita.

EOs maus ou falsos? Ninguém tem tempo para isso! Eis o que deve saber para ter a certeza de que está a comprar óleos essenciais onde deve:

Como é que os óleos essenciais falsificados vão parar às prateleiras das lojas?

Nem todos os óleos essenciais são criados com a máxima pureza e autenticidade em mente, e infelizmente não são regulamentados pela FDA. Isto significa que deve ser o seu próprio defensor quando se trata de comprar o bom material (o mesmo acontece com os cosméticos, amigos).

Onde comprar óleos essenciais

Os óleos essenciais têm sido utilizados há milhares de anos, mas recentemente, com o bem-estar a transformar-se numa indústria em expansão, os EOs têm sido disponibilizados aos consumidores mais prontamente do que nunca.

Infelizmente, isso significa que algumas dessas garrafas castanhas que se veem nas prateleiras são preenchidas com produtos sintéticos baratos, conservantes, ou mesmo apenas “óleos perfumados”, em esforços para simplesmente transformar um lucro.

Os óleos de fragrância sintéticos não contêm os componentes vitais das plantas reais. Por isso, repita depois de nós: Os amigos não deixam os amigos comprar óleos essenciais falsos.

E se for um verdadeiro óleo essencial nesse frasco, a qualidade depende de vários fatores, incluindo:

  • Plantas. A qualidade pode ser afetada pelo clima, pela alteração das condições de cultivo, ou pela utilização de pesticidas ou outros químicos.
  • Processamento. O modo como o equipamento foi mantido limpo durante o processo de destilação importa. Alguns EOs podem também ser intencionalmente diluídos durante o processamento, e pode ser realmente difícil dizer… mesmo que se trabalhe com EOs há anos.
  • Embalagem. A forma como os OE são manuseados e armazenados pode determinar por quanto tempo são bons. A qualidade mesmo do óleo mais puro e de alta qualidade pode ser comprometida se o óleo não for devidamente embalado numa garrafa de vidro escuro bem selada.

E quanto ao “grau terapêutico”?

Simplificando, um sistema de classificação de óleos essenciais não existe de facto.

Onde comprar óleos essenciais

Comprar óleos essenciais é como comprar diamantes, na medida em que se tem de comprar a fornecedores de qualidade e ambos são mercadorias preciosas que nem sempre são o verdadeiro negócio.

Mas ao contrário dos diamantes, os óleos essenciais não podem ser classificados. Alguns vendedores alegarão que os OE podem ser de grau A, B, C, etc., mas se vir alguma garrafa marcada desta forma, lembre-se de que é apenas um touro de grau A.

Como saber quando um óleo é de alta qualidade

Uma das melhores maneiras de saber quais são os óleos essenciais autênticos e de alta qualidade é reforçar realmente o seu olfato (seriamente).

Pode querer fazer um curso introdutório de aromaterapia ou pelo menos passar algum tempo a comparar e contrastar realmente vários óleos essenciais com a orientação de um profissional para se tornar mais alerta de uma forma olfativa.

Mas isto pode levar tempo – algumas pessoas, como aromaterapeutas e perfumistas, passam uma vida inteira a refinar o seu olfato. Mas mesmo os peritos ainda utilizam as três dicas seguintes para garantir a qualidade quando e onde vão comprar óleos essenciais:

Verificar o frasco

Um fornecedor de qualidade venderá os seus óleos essenciais numa garrafa de vidro escuro (geralmente âmbar) bem selada. Estes são tipicamente inferiores a 4 onças, embora o tamanho mais comum seja meia onça (15 mililitros).

Onde comprar óleos essenciais

Por vezes vêm com uma tampa conta-gotas, mas mais frequentemente vêm com um redutor de orifício (a parte redonda, de plástico colocada na abertura da garrafa que ajuda a medir uma gota de cada vez).

A luz e o calor podem danificar os óleos essenciais (daí a necessidade de a garrafa ser escura), e os compostos químicos altamente voláteis nos EOs não se misturam bem com o plástico, pelo que devem ser mantidos em vidro. Se alguma vez vir um óleo essencial numa garrafa de plástico, não o compre!

Leia o rótulo

Deve indicar claramente o nome comum e o nome em latim da planta utilizada para fazer o óleo. Deve também indicar que partes de planta foram utilizadas (ou seja, numa garrafa de niaouli deve dizer “Parte de planta: Folha e ramo”), como foi extraída (destilação ou expressão), e como foi cultivada (também conhecida como orgânica, silvestre, tradicional).

O rótulo deve também especificar que é “100 por cento óleo essencial puro” e enumerar o conteúdo líquido (incluindo a medição métrica). Se diz “óleo essencial”, não é um óleo essencial puro, mas tipicamente uma mistura pré-misturada de óleo(s) essencial(ais) numa base de óleo base (como a jojoba). Isto é ótimo para certas aplicações, mas não é um óleo essencial puro.

O rótulo deve enumerar claramente todos os ingredientes da fórmula, e se estiver a comprar um óleo essencial puro, deve ter apenas um ingrediente.

Verificar a fonte

Deverá ser capaz de descobrir facilmente de onde foi obtida. Se o rótulo não mencionar diretamente o país de origem, poderá ver um “lote#”, que poderá então consultar.

Se estiver a comprar num website, deve indicar de onde vem o óleo na página do produto, mesmo que as garrafas individuais não possam (simplesmente porque os rótulos podem ser bastante pequenos).

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close