Como fazer Sushi Vegano em casa

Já alguma vez se perguntou como fazer sushi vegano? Deixe-me mostrar-lhe como o fazer em alguns passos fáceis seguindo esta receita de sushi vegano simples. É tão fácil e tão delicioso!

De todos os alimentos no mundo, há um alimento do qual nunca me cansei. Trata-se, meus amigos, dos rolinhos de sushi de abacate. Poderia facilmente comê-los todos os dias (e honestamente comeria se encontrasse sempre abacates que estivessem perfeitamente maduros a um preço acessível). Como eu adoro sushi vegano, sabia que era algo que tinha de aprender a fazer (porque ninguém quer continuar a pagar 6 euros por um rolo de sushi de vegetais). Felizmente para mim, é super simples de fazer!

Sushi Vegano : Rolos de abacate

Como fazer sushi Vegano:

Para fazer sushi, irá precisar de uma esteira de bambu para enrolar sushi, uma faca afiada, arroz de grão curto e glutinoso e vegetais cortados em tiras. Se preferir o seu arroz enrolado no exterior do rolo de sushi, também precisará de película aderente. Opcionais, mas recomendo, são pauzinhos japoneses, o molho de soja, e o wasabi.

Uma das partes mais difíceis de fazer sushi é cortar os rolinhos em pedaços do tamanho de uma dentada. Para além de usar uma faca afiada, há uma dica importante que fará toda a diferença.

Utilize uma faca molhada

Parece estranho, eu sei. Funciona porque ajuda a impedir que o arroz de sushi glutinoso se agarre à faca.

Ainda assim, deverá limpar a sua faca sempre após o segundo corte. Pode parecer doloroso limpar a faca com tanta frequência, mas vale muito a pena quando consegue cortes perfeitos do seu rolo de sushi.

Tenho mais duas dicas para que possa fazer sushi com sucesso.

  1. Não encha demasiado o seu rolo de sushi.
  2. Comprima o sushi num rolinho firme enquanto está a enrolar.
sushi vegano cortar

O que colocar num sushi vegano:

Utilize os seus vegetais favoritos! Algumas frutas até funcionam melhor para fazer rolinhos de sushi mais doces (pense em frutas como a manga que é firmes, tropical, e pode ser cortada em tiras).

Os meus vegetais preferidos para sushi são cenouras, pimentão vermelho, abacate e pepino. Às vezes, adiciono queijo creme vegano. Cubra-o com sementes de sésamo pretas, dá um ótimo gosto a sementes tostadas e um crocante agradável.

Recomendo ainda a nossa receita de Manteiga de Abacate que é deliciosa e fica ótima no Sushi vegano.

O que vai precisar:

Há três ingredientes e dois instrumentos que fazem toda a diferença quando se prepara o sushi caseiro perfeito.

O primeiro ingrediente é nori de boa qualidade. Nori são as folhas de algas tostadas em que se enrola o sushi.  A qualidade do nori faz uma grande diferença no sabor.  Descobri que sempre que utilizo nori de qualidade inferior tem uma espécie de sabor a peixe.    O segundo ingrediente é o arroz de sushi. É um arroz de grão muito curto com uma maior concentração de amido do que outras variedades de arroz. A maior concentração de amido é o que torna o sushi pegajoso e fácil de enrolar.

O último ingrediente é o vinagre de arroz. O vinagre de arroz é o que dá ao arroz de sushi o seu clássico sabor doce e picante.

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Utensílios para fazer sushi:

O primeiro utensílio é uma esteira de bambu. É essencial para fazer sushi, e eu não recomendaria tentar fazer sushi sem ela.

O segundo é uma faca de sushi. As facas de sushi podem ser uma forma excelente e acessível de conseguir fatias uniformes quando corta o seu sushi. São mais fáceis de utilizar porque têm um revestimento antiaderente e orifícios. Estas características reduzem a fricção ao cortar, o que faz uma grande diferença quando o objetivo é fatiar algo pegajoso (como sushi).

Se gosta de bebidas naturais pode acompanhar o seu sushi vegano com uma deliciosa Kombuncha feita em casa.

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Receita de Sushi Vegano

Preparaçao 20 mins
Refeição Principal
Cozinha Japonesa

Ingredientes
  

Arroz de Sushi

  • 2 taças arroz não cozido de grão curto glutinoso*
  • ½ chávena vinagre de arroz
  • ¼ chávena açucar
  • 1 colher de chá sal
  • 1 colher de sopa óleo de grainha de uva opcional, ajuda a separar o arroz

Complementos:

  •  Os seus vegetais preferidos cortados em tiras finas (utilizo mais frequentemente abacate, pepino, cenoura, pimentão, fatias de batata-doce assada, e alface)
  • Nori
  •  Sementes de sésamo preto tostadas
  • Wasabi
  • Molho de Soja

Instruções
 

  •  Cozinhe o arroz de acordo com as instruções.
  • Junte os restantes ingredientes numa panela para molhos.
  • Aqueça em lume médio-baixo e mexa até que o açúcar esteja dissolvido.
  • Uma vez terminada a cozedura do arroz, verter a mistura de condimentos no arroz e mexa suavemente com uma colher até que todos os grãos de arroz sejam separados e uniformemente revestidos.
  • Deixe coberto a repousar durante 15 minutos (o arroz irá absorver qualquer líquido extra durante este tempo).

Montagem

  • Coloque a parte brilhante da folha de nori virada para o tapete de bambu. **
  • Cubra toda a folha de nori com uma camada uniforme de arroz exceto as pontas.
    Coloque alguns pedaços dos vegetais que escolheu em fila a cerca de 2 centímetros e meio da extremidade mais próximade si.
  • Enrole a extremidade adjacente sobre o recheio. Certifique-se de apertar enquanto rola, apertando o rolo de sushi à medida que avança.
  • Se necessário, molhe a ponta mais distante da folha de nori para torná-la pegajosa de forma a manter o rolo unido.
  • Corte o rolo de sushi em 8 peças uniformes. ***
  • Polvilhe com sementes de sésamo. Sirva com wasabi e molho de ½soja.

Notas

*As 2 taças de arroz são medidas usando a taça de medição que acompanha a sua panela de arroz, se a tiver.  Isto equivale a 1 1/2 chávenas de arroz não cozido utilizando as chávenas de medição regulares.
**Se estiver a enrolar o seu sushi com o arroz no exterior do rolo, certifique-se de que tem uma camada de película aderente entre o arroz e o tapete de bambu.
***Dica pro – utilize uma faca afiada molhada para cortar o seu sushi, facilita muito a tarefa. Limpe a sua faca após cada segundo de corte.

Da próxima vez que quiser comer sushi vegano, experimente fazê-lo em casa!

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