Como Diluir Óleos Essenciais eficientemente

Saiba tudo sobre como diluir óleos essenciais, como fazê-lo da maneira mais correta e quais os benefícios.

Embora a utilização de um único óleo essencial num difusor seja ótima, há muito mais no mundo dos óleos essenciais à espera de serem descobertos. Por isso, siga em frente para um guia completo de mistura e diluição de óleos essenciais!

Porque Precisa de Diluir Óleos Essenciais?

Embora a diluição de óleos essenciais possa parecer um passo irritante e desnecessário, deixe-nos assegurar-lhe que é completamente necessário.

Os óleos essenciais não diluídos são tão fortes e potentes que podem danificar a pele, causar queimaduras, irritação ou mesmo sensibilização permanente. Mas não afetam apenas o exterior do seu corpo – podem também causar toxicidade sistémica, incluindo:

  • Fetotoxicidade
  • Hepatotoxicidade
  • Carcinogenicidade
  • Neurotoxicidade

De certa forma, as reações externas são mais fáceis de determinar e gerir, uma vez que se podem ver os sinais imediatamente. As reações internas, por outro lado, podem permanecer ocultas a curto prazo, mas causar toda uma série de problemas a longo prazo.

Como resultado, mesmo os óleos essenciais mais “suaves” como tea tree e lavanda nunca devem ser utilizados não diluídos na pele.

Como Diluir Adequadamente Os Óleos Essenciais?

Claramente, a diluição é um componente importante da utilização adequada dos óleos essenciais, mas como fazê-lo? A melhor maneira de diluir um óleo essencial é utilizar um óleo base.

Os óleos base são utilizados para “transportar” óleos essenciais com segurança para a sua pele sem interferir com as propriedades e benefícios do óleo. Há muitos óleos base diferentes para escolher, por isso experimente todos eles e escolha os seus favoritos para usar com regularidade.

Os melhores óleos base para óleos essenciais incluem:

  • Óleo de coco
  • Óleo de Jojoba
  • Óleo de Amêndoas Doces
  • Azeite
  • Óleo de Argão
  • Óleo de Cinórrodo
  • Óleo de Semente de uva
  • Óleo de Abacate
  • Óleo de Girassol

Ao escolher o seu óleo base, pode querer considerar o odor do óleo base – alguns são mais fortes do que outros e podem afetar o cheiro do óleo essencial. Deve também considerar a capacidade de absorção do óleo base, uma vez que alguns são mais bem absorvidos pela pele do que outros.

Como diluir óleos essenciais

Finalmente, deve considerar o seu tipo de pele, uma vez que alguns óleos base podem irritar a pele ou agravar condições cutâneas como acne, rosácea, eczema, etc.

Assim que tiver encontrado o óleo base certo, é altura de diluir!

No que diz respeito à diluição, os rácios são fundamentais. Portanto, aqui estão algumas das diferentes proporções de diluição que deve utilizar com os seus óleos essenciais:

  • A diluição de 1% é utilizada para crianças com menos de dois anos de idade, aplicações faciais, utilização a longo prazo e utilização diária. Para atingir esta proporção, deve combinar 10 mililitros de óleo base com três gotas de óleo essencial, 15 mililitros de óleo base com quatro gotas de óleo essencial, ou 30 mililitros de óleo base com nove gotas de óleo essencial.
  • A diluição de 2% é utilizada para crianças pequenas, produtos de banho, e a proporção ideal para o uso diário de óleo essencial. Para atingir esta proporção, deve-se combinar 10 mililitros de óleo base com seis gotas de óleo essencial, 15 mililitros de óleo veicular com nove gotas de óleo essencial, ou 30 mililitros de óleo base com 18 gotas de óleo essencial.
  • Utiliza-se uma diluição de 3% para o tratamento de áreas localizadas de dor ou desconforto. Para atingir esta proporção, deve-se combinar 10 mililitros de óleo veicular com nove gotas de óleo essencial, 15 mililitros de óleo base com 13 gotas de óleo essencial, ou 30 mililitros com 27 gotas de óleo essencial.
  • A diluição de 5% é utilizada para o tratamento a curto prazo de uma preocupação específica que não dura mais de duas semanas. Para atingir esta proporção, deve-se combinar 10 mililitros de óleo base com 15 gotas de óleo essencial, 15 mililitros de óleo base com 22 gotas de óleo essencial, ou 30 mililitros de óleo base com 45 gotas de óleo essencial.
  • A diluição de 10% é utilizada para o tratamento a curto prazo de pequenas áreas de preocupação. Para atingir esta proporção, deve-se combinar 10 mililitros de óleo base com 30 gotas de óleo essencial, 15 mililitros de óleo base com 45 gotas de óleo essencial, ou 30 mililitros de óleo base com 90 gotas de óleo essencial.

Porque Deve Misturar Diferentes Óleos Essenciais?

Se procura combinar as fragrâncias e os benefícios dos óleos essenciais, deve procurar misturar. Embora cada óleo essencial ofereça as suas próprias propriedades e benefícios únicos, podem ser combinados de forma eficaz para proporcionar toda uma série de vantagens para a sua saúde física e mental.

Nem todos os óleos essenciais se misturam bem, por isso é importante conhecer e compreender cada óleo antes de os combinar para as melhores misturas.

Como diluir óleos essenciais

Como Misturar Diferentes Óleos Essenciais?

O principal a ter em mente ao misturar diferentes óleos essenciais é a fragrância. Pretende-se encontrar aromas complementares e misturá-los para obter um aroma agradável.

Para tal, é necessário identificar as notas aromáticas dos seus óleos essenciais preferidos.

  • Nota de topo: A nota de topo é o que primeiro se nota sobre um óleo com um aroma sólido e a curto prazo.
  • Nota intermédia: A nota intermédia dura muito mais tempo do que a nota de topo – durante cerca de uma ou duas horas.
  • Nota de base: A nota de base dura muito mais do que a nota do meio — durante várias horas ou mesmo o resto do dia.

As melhores misturas de óleos essenciais contêm uma nota de topo, uma nota intermédia, e uma nota de base para um trio completo que irá encher a sua casa com um aroma apelativo.

As Melhores Combinações de Óleos Essenciais

Pode ser difícil determinar notas aromáticas por si próprio como principiante, e é por isso que fizemos o trabalho árduo para lhe apresentarmos esta lista das melhores combinações de óleos essenciais para utilizar:

  • Para aliviar o stress, misture três gotas de lavanda, duas gotas de camomila, e duas gotas de ilangue-ilangue.
  • Para aumentar o seu humor, misture três gotas de bergamota, duas gotas de gerânio, e três gotas de lavanda.
  • Para melhorar a concentração, misture três gotas de hortelã-pimenta, três gotas de alecrim e três gotas de incenso.
  • Para melhorar o seu sistema imunitário, misture duas gotas de alecrim, duas gotas de cravinho, duas gotas de eucalipto, duas gotas de canela e duas gotas de laranja selvagem.
  • Para promover um sono melhor, misturar três gotas de vetiver, três gotas de lavanda, e duas gotas de incenso.
  • Para se livrar de uma dor de cabeça, misturar seis gotas de hortelã-pimenta, quatro gotas de eucalipto e duas gotas de mirra.
  • Para respirar melhor, misturar quatro gotas de eucalipto com quatro gotas de hortelã-pimenta.
  • Para se ver livre de insetos, misturar duas gotas de erva-limão, duas gotas de tomilho, duas gotas de eucalipto e duas gotas de manjericão.
Como diluir óleos essenciais

Como Utilizar Óleos Essenciais Mistos e Diluídos

Há várias formas diferentes de utilizar óleos essenciais misturados e diluídos, incluindo

  • Difusão de óleos essenciais por uma sala com um difusor de óleos essenciais.
  • Massagem de óleos essenciais sobre a pele quando diluídos com um óleo base.
  • Adicionando uma mistura de óleos essenciais a produtos de beleza como hidratantes para benefícios adicionais.
  • Criação de um spray de ambiente, diluindo os óleos essenciais com água para pulverizar em toda a sala.
  • Adicionar uma mistura de óleos essenciais a um bom banho quente para relaxar e sarar.

Onde Encontrar os Melhores Produtos de Óleos Essenciais.

Apesar de a Food and Drug Administration não regular os óleos essenciais, há coisas que se podem fazer para garantir a sua qualidade, segurança e eficácia. Deve sempre pesquisar a empresa e o produto específico antes de efetuar uma compra. Deve verificar a filosofia da empresa, bem como as opiniões dos clientes.

Reflexões Finais Sobre A Mistura E Diluição De Óleos Essenciais

Embora misturar e diluir óleos essenciais possa parecer confuso e complicado, não tem de ser! Pode ser necessária alguma tentativa e erro para encontrar o sistema certo que funcione para si, mas pode começar a desfrutar de toda a gama de benefícios oferecidos pelos óleos essenciais uma vez que o faça.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close