Óleos Essenciais para Queimadura

Muitas pessoas optam por utilizar óleos essenciais para queimadura, uma vez que estas substâncias calmantes e totalmente naturais podem aliviar rapidamente a dor e inflamação, ao mesmo tempo que estimulam a cura. No entanto, nem todas as queimaduras são criadas de forma igual e algumas são demasiado severas para auto tratamento com óleos essenciais. As queimaduras são definidas como danos na pele e são tipicamente divididas em três categorias: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. As queimaduras de primeiro grau podem consistir em pele vermelha e sem bolhas, tais como o que acontece quando se experiência uma queimadura solar ligeira ou se toca numa panela quente no fogão por um instante. Os danos são limitados à camada superior da pele. As queimaduras de segundo grau incluem tipicamente bolhas, uma vez que os danos vão para além da camada superficial da pele. O curativo e a aplicação de cremes para queimaduras são frequentemente recomendados para estas, uma vez que são extremamente vulneráveis a infeções. Finalmente, existem queimaduras de terceiro grau, que penetram na camada mais profunda da pele e são extremamente graves; requerem atenção médica ou cirurgia/enxertos de pele para serem devidamente tratados.

As queimaduras podem ter uma série de sintomas, incluindo dor tópica, comichão, inchaço, vermelhidão, descamação da pele e bolhas e podem aumentar o risco de cicatrizes, cancro, infeções secundárias e outras complicações que prefere evitar. As queimaduras não só diferem em gravidade como também a sua causa, uma vez que queimaduras químicas, queimaduras elétricas, queimaduras por radiação e queimaduras por fricção devem ser todas tratadas de forma ligeiramente diferente. Felizmente, a utilização de óleos essenciais para queimaduras é um método rápido e eficaz para minimizar a dor, inflamação e risco de infeção, devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, estimulantes e antissépticas.

Óleos essenciais para queimadura

Lista dos Melhores Óleos Essenciais para Queimaduras

Quando se trata de aplicar óleos essenciais para queimadura, poucos óleos são mais eficazes do que a tea tree, pau-rosa, sálvia esclareia, lavanda, margarida, manuka, neroli, incenso, camomila romana e hortelã-pimenta.

Óleo Essencial de Sálvia Esclareia

As impressionantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas deste óleo podem rapidamente sugar o calor e a dor de uma queimadura, ao mesmo tempo que entorpecem a área em redor da lesão e reduzem a necessidade de coçar, o que pode espalhar a infeção e retardar a cura. Este é um dos melhores óleos essenciais para queimadura.

Como Utilizar – Embora se possa consumir pequenas quantidades deste óleo para acelerar os processos de cura a partir do corpo, a maioria das pessoas mistura algumas gotas de óleo essencial de sálvia esclareia com um óleo base, como o óleo de coco, e aplica-o diretamente na área queimada da pele.

Óleo Essencial de Pau-rosa

O óleo essencial de pau-rosa é conhecido como uma poderosa substância antibacteriana com muito poucos efeitos secundários, tornando-o ideal para proteger as queimaduras de infeções. Além disso, também pode ajudar a melhorar a elasticidade e a produção de colagénio na pele, o que pode acelerar o processo de recuperação de queimaduras e reduzir o aparecimento de cicatrizes. Este é um dos melhores óleos essenciais para queimadura.

Como Utilizar – A melhor forma de melhorar a proteção antibacteriana da pele é através da aplicação tópica, pelo que a mistura de óleo essencial de pau-rosa com outro óleo base antisséptico, como o óleo de jojoba ou óleo de coco, é uma grande ideia.

Óleos essenciais para queimadura

Óleo Essencial de Manuka

As propriedades antissépticas e estimulantes deste óleo essencial podem ajudá-lo a evitar cicatrizes em resultado de queimaduras de primeiro e segundo graus, ao mesmo tempo que aceleram o processo de cura e reduzem a inflamação e a dor.

Como Utilizar – Ao contrário de muitos outros óleos, o óleo essencial de manuka pode ser usado de forma não diluída e colocado diretamente sobre a ferida para melhores resultados. No entanto, para pessoas com pele sensível, misturá-lo com azeite é também eficaz.

Óleo Essencial de Neroli

Quando se trata de antioxidantes, o óleo de neroli é embalado, dando-lhe a capacidade de curar a pele e eliminar o aparecimento de cicatrizes. Ao ajudar a estimular o crescimento de novas células e a reduzir o stress oxidativo, pode ajudar a remover qualquer memória de uma queimadura. Este é um dos melhores óleos essenciais para queimadura.

Como usar – Usando uma bola de algodão, aplique suavemente algumas gotas deste óleo altamente potente diretamente no local da sua queima. Pode repetir este processo 2-3 vezes por dia até que a cicatriz desapareça, o que pode demorar até 3 meses.

Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

Não só a hortelã-pimenta tem uma sensação refrescante e refrescante quando aplicada, como também é de natureza anti-inflamatória e analgésica. Além disso, pode até estimular o fluxo sanguíneo para a área afetada, o que irá acelerar o tempo de recuperação.

Como Utilizar – O uso tópico e interno do óleo essencial de hortelã-pimenta é ambos eficazes para queimaduras, uma vez que o primeiro pode erradicar a dor e o inchaço, enquanto que o segundo pode estimular a circulação e dar um pontapé de saída às capacidades naturais de cura do seu corpo.

Óleo Essencial de Tea Tree

Com propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e analgésicas, o óleo de tea tree é um dos melhores remédios possíveis para queimaduras. Funciona muito rapidamente, particularmente como analgésico, tornando-o um dos primeiros óleos essenciais para queimaduras que as pessoas procuram.

Como Utilizar – Mais importante ainda, deve usar este óleo com precaução, pois é altamente potente e pode ser tóxico se ingerido. Misture algumas gotas de óleo de tea tree com azeite ou óleo de coco e esfregue-o suavemente na área queimada para proteção contra infeções e cicatrização mais rápida.

Óleo Essencial de Margarida

Este óleo versátil é capaz de reduzir o inchaço e a inflamação, aliviar a dor e hidratar a pele, tudo isto é essencial após uma queimadura. Além disso, o óleo essencial de margarida pode estimular a produção de tecidos, o que é crítico após uma queimadura de segundo grau.

Como Utilizar – Pode-se adicionar algumas gotas de óleo essencial de margarida a um banho quente e depois mergulhar durante 20-30 minutos na banheira. Isto é particularmente bom para queimaduras maiores de primeiro grau, tais como queimaduras solares, mas o óleo também pode ser aplicado topicamente em quantidades limitadas diretamente à queimadura.

Óleos essenciais para queimadura

Óleo Essencial de incenso

Existem compostos antissépticos e antioxidantes notáveis encontrados no óleo de incenso que podem ajudar a manter a queimadura limpa e livre de infeções, ao mesmo tempo que estimulam os sistemas naturais de recuperação do corpo para minimizar o stress oxidativo e promover uma cura mais rápida.

Como Utilizar – Misturar óleo de incenso com óleo de jojoba ou de coco, e depois aplicá-lo topicamente diretamente no local da queimadura e na pele à sua volta. Também pode adicionar algumas gotas de óleo de incenso à água do banho e tomar um longo banho para acalmar a dor de uma queimadura de primeiro ou segundo grau.

Óleo Essencial de Camomila Romana

Como acontece com muitos dos óleos desta lista, o óleo de camomila romana ostenta compostos antissépticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Isto pode ajudar a minimizar a dor das queimaduras, ao mesmo tempo que protege a ferida de uma potencial infeção, o que constitui um risco importante, particularmente para queimaduras de segundo grau.

Como Utilizar – misturar sempre óleo de camomila com um óleo base, pois a natureza potente deste óleo é conhecida por irritar a pele. Algumas gotas deste óleo devem ser suficientes, embora também se possa misturar algumas gotas de óleo de camomila romana no chá de ervas para estimular a cura e a saúde geral de dentro para fora.

Óleos essenciais para queimadura: Aviso

Graças aos efeitos versáteis dos óleos essenciais, são excelentes remédios para queimaduras, mas existem alguns fatores a ter em consideração. As queimaduras graves devem ser sempre controladas por um médico, para garantir que não haja danos nervosos ou cicatrizes permanentes. Embora muitos dos óleos essenciais acima mencionados sejam antissépticos por natureza, a infeção é ainda uma grande preocupação para qualquer tipo de queimadura. Finalmente, os óleos essenciais são substâncias altamente potentes, e alguns destes podem causar reações alérgicas e inflamação adicional da pele, particularmente para pessoas com pele sensível. Tratar queimaduras ligeiras com pequenas quantidades de óleo essencial é perfeitamente aceitável, mas para feridas mais graves, fale com o seu médico antes de usar qualquer óleo essencial para queimaduras.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close