Óleo de Neem : Como Utilizar e benefícios

O óleo de neem é um derivado dos frutos e sementes da árvore de neem. Estas árvores crescem principalmente no subcontinente Indiano (sul da Ásia).

Este óleo é rico em ácidos gordos, como os ácidos palmítico, linoleico e oleico, que ajudam a manter a pele saudável. Os óleos essenciais são, portanto, ingredientes popular em produtos para cuidados com a pele.

A folha da planta também traz benefícios para a saúde. As folhas contêm compostos vegetais chamados flavonoides e polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Além disso, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) observou que este óleo contém azadiractina, um pesticida natural.

Benefícios para a pele do óleo de neem

Os investigadores só começaram a estudar recentemente a forma como os compostos vegetais influenciam a saúde e as doenças. Assim sendo, há poucos estudos científicos que tenham investigado o uso deste óleo em cuidados gerais com a pele ou como tratamento para doenças de pele.

Os autores de uma revisão da pesquisa disponível sobre os usos medicinais do neem concluíram, em 2013, que os seus extratos podem ajudar a tratar uma panóplia de problemas de pele, incluindo:

  • acne
  • psoríase
  • eczema
  • micose
  • verrugas

De seguida, apresentamos alguns benefícios deste óleo e os estudos que podem comprovar estas conclusões.

Antes, contudo, é importante notar que a maioria dos estudos envolveu linhagens celulares ou animais. Aqueles que envolveram humanos incluíram apenas um pequeno número de participantes. Sendo uma amostra pequena, é difícil tirar conclusões acerca da eficácia deste óleo na população em geral.

Óleo de neem

Efeitos de antienvelhecimento

Um estudo de 2017 investigou os efeitos antienvelhecimento através da aplicação de extrato de folhas de neem na pele de camundongos (roedores) sem pêlo. Os investigadores começaram por expor os camundongos a níveis de radiação ultravioleta B, prejudiciais para a pele. Depois aplicaram o óleo na pele de alguns dos roedores.

A equipa concluiu que o óleo foi eficaz no tratamento dos seguintes sintomas de envelhecimento da pele:

  • rugas
  • espessamento da pele
  • vermelhidão da pele
  • perda de água

Os investigadores também descobriram que o extrato aumentou os níveis de uma enzima produtora de colagénio chamada procolagénio e de uma proteína chamada elastina.

O colagénio dá estrutura à pele, fazendo com que pareça mais cheia, enquanto a elastina ajuda a manter a forma da pele.

A produção destes compostos diminui à medida que as pessoas envelhecem. Isso leva eventualmente a uma pele seca, de aparência mais fina e à formação de rugas.

Ajuda com a cicatrização das feridas

Várias pesquisas sugerem que este óleo pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas.

Num estudo de 2010, realizado em animais, os investigadores descobriram que este óleo mostrou efeitos superiores na cicatrização de feridas comparativamente à vaselina. Mais especificamente, os ratos que receberam óleo de neem aplicado diretamente na pele, ficaram curados mais rapidamente. Também desenvolveram tecidos mais fortes e resistentes nos locais das feridas.  

Um estudo semelhante de 2013 comparou os efeitos da solução salina e deste óleo na cicatrização de feridas em ratos. Aqueles que receberam óleo de neem ficaram curados mais rápido, sem desenvolver cicatrizes com muito relevo.

Óleo de neem

Os investigadores especularam que os compostos deste óleo podem promover o crescimento dos vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo, aumentando assim a cicatrização de feridas.

Um estudo de 2014 investigou se um gel que continha este óleo e erva de São João poderia ajudar a reduzir a toxicidade da pele devido à radioterapia. O estudo envolveu 28 pessoas que estavam a fazer tratamento de radioterapia para cancros na cabeça e no pescoço.  

Todos os participantes tiveram alguma redução da toxicidade na pele depois do tratamento com o gel. No entanto, é importante referir que este estudo não incluiu um grupo de controlo placebo.

Combate a infeções de pele

Um estudo de 2019 examinou as propriedades antibacterianas de produtos cosméticos que continham este óleo. Os autores descobriram que os sabonetes que tinham extratos de folhas de neem ou casca de neem impediam o crescimento de várias cepas de bactérias.

Riscos do óleo de neem

A maioria das pessoas pode usar este óleo de massagem sem preocupações. No entanto, a EPA considera o óleo uma substância de “baixa toxicidade”. Pode, por exemplo, causar reações alérgicas, como dermatite de contato.

Além disso, embora a ingestão de pequenas quantidades deste óleo provavelmente não cause danos, consumir grandes quantidades pode causar efeitos adversos, especialmente em crianças. Estes efeitos podem incluir:

  • vómitos
  • danos no fígado
  • acidose metabólica
  • encefalopatia, um termo para doença cerebral, distúrbio ou dano
Óleo de neem

Como usar o óleo de neem

As pessoas devem usar este óleoorgânico, prensado a frio. O óleo deve ter uma cor turva, castanha-amarelada e um odor forte.

Este óleo não costuma causar problemas quando é aplicado na pele. No entanto, é muito forte, por isso poderá ser uma boa ideia testá-lo num pequeno pedaço de pele antes de aplicá-lo mais extensivamente.

Para realizar um teste, misture algumas gotas deste óleo com água ou sabão líquido. Aplique a mistura numa pequena área de pele no braço ou nas costas da mão.

Se a pele ficar vermelha, inflamada ou causar comichão, dilua ainda mais o óleo, adicionando mais água ou sabão líquido. Teste esta mistura numa área diferente da pele e fique atento a quaisquer sinais de irritação.

Pessoas alérgicas a este óleo podem desenvolver urticária ou erupções cutâneas após um teste de contato. Se isso acontecer, pare de usar o óleo – e quaisquer produtos com este óleo na sua composição – imediatamente.

Tratamento de problemas de pele

Algumas pessoas usam óleo de neem para tratar vários problemas de pele, incluindo infeções e acne.

Para usá-lo como um tratamento local, aplique uma pequena quantidade de óleo diluído na pele afetada. Deixe a mistura penetrar na pele e depois lave com água morna.

O óleo de neem tem um odor particularmente forte. Para disfarçar, experimente misturar o óleo de neem com um óleo base, como óleo de jojoba, coco ou óleo de amêndoa. Os óleos essenciais Naturais base também ajudam a pele a absorver o óleo de neem.

Sumário

O óleo de neem tem uma longa história de uso na medicina tradicional chinesa e Ayurveda. Não obstante, os investigadores só começaram a explorar as potenciais utilizações do óleo de neem na medicina Ocidental há relativamente pouco tempo.

O óleo de neem contém ácidos gordos, antioxidantes e compostos antibacterianos que podem beneficiar a pele de várias maneiras. Algumas pesquisas mostram que estes compostos podem ajudar a combater infeções da pele, acelerar a cicatrização de feridas e combater os sinais de envelhecimento da pele.

Para usar o óleo de neem como parte da sua rotina de cuidados com a pele, misture-o com água ou com outro óleo base. É importante fazer um teste de contato ao experimentar o óleo de neem pela primeira vez.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close