Como reproduzir suculentas – Guia Completo

Como plantar e reproduzir Suculentas?

Se se está a perguntar como plantar e reproduzir suculentas e garantir que elas cresçam bem e vivam felizes, este guia é para si! Este tutorial passo a passo para plantar novas suculentas irá dar-lhe uma boa base para o seu próximo jardim de suculentas!

    Fico feliz em saber que está interessado em aprender como plantar e reproduzir corretamente as suas suculentas!

Remover o vaso e a Terra

O primeiro passo para ser bem-sucedido ao plantar uma suculenta passa por, primeiro, livra-se do vaso e remover o máximo de terra possível. Os hortos quase sempre plantam as suas suculentas em terra muito densa e por isso retêm muita água. Quanto mais terra conseguir tirar mais saudáveis serão as raízes da sua suculenta.

Pode não conseguir retirar toda a terra sem danificar as raízes, mas não tem problema. Retire o máximo de terra que conseguir sendo gentil com a sua suculenta.

Se está a plantar a sua suculenta sozinha, deixe as raízes intactas o máximo possível. No entanto, se estiver a fazer uma plantação com várias suculentas, pode partir algumas raízes.

Livrar-se de algumas raízes não trará grandes problemas. A sua suculenta vai sobreviver muito bem. E poderá ainda ter bebés presos á sua planta principal, sendo um bom momento para removê-los caso assim o pretenda.

Como reproduzir suculentas

Coloque uma malha por cima do orifício de drenagem

Embora um orifício de drenagem seja importante para a saúde da sua suculenta, não quer que a terra caia da sua planta. Use um bocado de fita de rede para prevenir que os maiores pedaços de terra caiam.

A fita de rede funciona bem pois permite que a água saia facilmente mantendo a maior parte da terra. Provavelmente vai cair algum ‘pó’, mas é normal.

Caso queira, também pode usar uma tela de rede em vez da fita.

Encha o vaso quase até ao topo

Antes de colocar a suculenta no vaso que escolheu, encha-o quase (mas não totalmente) até ao topo, com a terra que usa para a suculenta. Deixe um pouco de espaço no topo, para que as raízes tenham um encaixe confortável e, posteriormente, poderá adicionar mais terra.

Como plantar suculentas

Plante a sua suculenta

Agora é altura de colocar a sua suculenta no vaso. Pode plantá-la no centro ou descentralizada, é como preferir.

Coloque algumas raízes na terra, para que possam começar a crescer.

Encha o vaso até ao topo

Vamos então encher o vaso. Deve deixar apenas um pequeno espaço entre o topo da terra e o topo do vaso. Certifique-se que as folhas da suculenta fiquem completamente acima da terra, para evitar que apodreçam.

Adicione uma cobertura

Para finalizar a plantação da sua suculenta, adicione uma cobertura. Foi para isso mesmo que deixou um espaço no topo do seu vaso.

A cobertura pode ser algo brilhante e divertido ou simples cascalho, como usei aqui. Ao adicionar a cobertura, pressione o solo para ajudar a suculenta a ficar no lugar.

Como reproduzir suculentas

Como plantar Suculentas: Nota muito importante

Assim que plantar a suculenta e a cobrir, deixe-a descansar por um ou dois dias antes de regá-la. Este período de descanso dará às raízes o tempo para cicatrizarem antes de começarem a absorver água, o que ajuda a prevenir o apodrecimento das raízes.

E tudo o que pode fazer. Bastante simples, certo?

Os erros mais comuns ao colocar uma suculenta num vaso:

  1. Não remover a terra das raízes
  2. Esquecer de adicionar a cobertura
  3. Regar a suculenta demasiado cedo
Como reproduzir suculentas

Como Reproduzir Suculentas a partir das que tem em casa

Para quem tem suculentas em casa e as quer reproduzir e “multiplicar” existe uma tecnica muito simples que utilizamos aqui em casa que costuma ter uma taxa de sucesso elevada.

Para propagar suculentas começamos por remover algumas folhas ou “cabeças” de suculentas da planta original. É importante manter a folha ou cabeça intacta e não damificar as ramificações da suculenta.

Depois, deixe as cebaças ou folhas “ganhar calo”. Dois ou três dias serão o suficiente para que a base por onde cortou a sua suculenta cicatrize.

Como reproduzir suculentas : nova suculenta a nascer

A terceira fase do processo é deixar a folha ou caule ganhar raizes. Por normal colocamos em terra com alguma humidade mas sem uma quantidade excessiva de àgua para a planta não apodrecer. Ao fim de algumas semanas a suculenta começa a ganhar raizes e a tornar-se numa nova suculenta independente.

Assim que as folhas ganhem raizes, é hora de plantar as suculentas numa recipiente com uma boa drenagem de água para que a pequena planta possa crescer sem apodrecer. Costumamos adicionar areia e algumas pequenas pedras para que o solo não acumule demasiada água.

Depois é só colocar a suculenta num ambiente que seja benéfico (cada tipo de suculenta vai ter um ambiente próprio) e deixar a mesma crescer. Caso a tenha plantado num vaso, vá verificando se o tamanho é suficiente e se a suculenta se está a adaptar às novas condições.

Aprender como plantar e reproduzir suculentas não tem que ser um processo complicado. Siga as etapas descritas acima para evitar estes problemas comuns e terá um ótimo começo no seu jardim de suculentas!

Resultado de reproduzir suculentas
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close