Tudo sobre as Suculentas mais raras do mundo

Adoro passar horas no Pinterest a descobrir Suculentas raras e novas plantas para acrescentar ao meu jardim.
Nestes tempos de mudança, as tendências mudam. Não importa o quê, todos querem a última moda. Ora, a tendência mais “fresca” da actualidade são as suculentas; estas lindas plantas de folhas carnudas que requerem pouca manutenção.
Existem diversas variedades de suculentas que são utilizadas hoje em dia, não só como decoração do lar, mas também como os novos elementos de decoração em festas e casamentos. Estas plantas de aparência vibrante têm estruturas únicas e muito interessantes que adicionam um toque peculiar ao seu jardim ou onde quer que sejam plantadas.
As suculentas são resistentes à seca pois é nas suas folhas carnudas que elas retêm a água. Desta forma, necessitam apenas de uma rega adequada e luz solar para prosperarem. Embora apresentem, em geral, uma fácil manutenção, as necessidades de cada uma variam dependendo de onde e como são plantadas. Algumas suculentas são plantadas em espaços interiores e outras em espaços exteriores e em conformidade com estes factores, algumas prosperam com uma exposição solar mais baixa e outras com uma exposição solar mais elevada.
As folhas destas plantas apresentam estruturas muito interessantes e diferentes entre si, algumas mais longas com formas que se assemelham a uma banana ou uma moeda e, por outro lado, outras que se parecem mais a ervilhas ou até mesmo em forma de coração. Todas elas são bastante interessantes; em baixo apresentamos uma lista de algumas suculentas raras que são deveras impressionantes.

suculentas raras Portugal

Othonna capensis – Uma das suculentas mais raras

Othonna capensis, também conhecida como colar de rubi, é uma suculenta com rebentos rasteiros e compridos com folhas em forma de pequenos feijões de diferentes cores como verde, vermelho e roxo. Esta planta necessita de boa exposição solar para prosperar uma vez que a falta dela faz com que perca o seu volume e afrouxe. É chamada de colar pois é como se as suas folhas se entrelaçassem num fio à semelhança de um colar de rubi.  Esta planta é resistente à seca; necessita de um solo húmido e a rega em demasia pode fazê-la apodrecer. Para que a planta apresente um vermelho vibrante, que é a cor mais saudável desta espécie, plante-a na luz solar directa e regue apenas quando necessário. Esta planta nativa da África do Sul cresce bastante rápido pelo que deve ser plantada num vaso largo e com relativa profundidade para que prospere devidamente.

Pachyphytum Compactum

Esta planta que também é conhecida como pequena jóia, tem folhas pontiagudas verde acinzentadas. Pachyphytum Compactum apresenta uma espécie de veias nas extremidades que lhe conferem a aparência de uma pedra preciosa, daí ser conhecida como pequena jóia. Não precisa de luz solar directa aguentando bem a sombra. Tem folhas carnudas e espessas; deve ser plantada em terrenos com boa drenagem. As flores desta planta têm uma linda cor laranja que brotam no Inverno.

jardim com suculentas raras Portugal

Conophytum Subglobosum

Também nativa da África do Sul, esta planta tem um crescimento lento e um aspecto muito peculiar e é por isso que consta nesta lista de suculentas raras. Tem uma estrutura que se parece com pequenos tubérculos com pintas verdes escuras. Esta planta não tem caule e no topo crescem flores brancas ou amarelas; estas flores brotam no Outono e têm características muito distintas pois as suas pétalas abrem-se durante a noite e fecham-se durante o dia. Prosperam nas chuvas invernais e não no Verão.

Ariocarpus Trigonus

Ariocarpus Trigonus também conhecido como cacto rocha viva é nativo do México e é uma planta que raramente está disponível. Tem uma floração muito tardia; as suas flores são brancas e cobrem toda a área superior em forma circular. O seu caule é em forma de cúpula de cor castanha e amarela e tem folhas verdes e pontiagudas em forma de roseta. Necessita de uma elevada exposição solar mas se vive numa região seca, demasiada exposição solar pode fazer com que apodreça. Regue apenas quando for necessário, por exemplo, quando a terra estiver completamente seca e poderá não ter que regar de todo durante o Inverno.

Tephrocactus Articulatus, Cacto Espinho de Papel

Tephrocactus Articulatus é também conhecido como Cacto Espinho de Papel. Esta planta merece certamente o seu lugar no topo da lista das plantas mais raras e peculiares; parece que caiu aqui vindo de um planeta de extraterrestres. Apresenta umas estruturas tubulares espessas e tem o que se parece com espinhos de papel à sua volta e por isso lhe chamam também Cacto Espinho de Papel. Esses espinhos caem mas a boa notícia é que crescem novamente muito rápido. Esta planta é tolerante à seca e precisa de luz solar directa para se desenvolver; tem umas lindas flores brancas com um centro amarelo. O cacto Espinho de Papel tem um crescimento muito rápido e é fácil de manter.

Tephrocactus Articulatus, Cacto Espinho de Papel

Euphorbia obesa, Planta- baseball

Esta planta assemelha-se a uma bola decorativa por isso é mais comummente conhecida por planta – baseball. O tamanho desta planta varia dependendo da sua idade pois o seu diâmetro aumenta com a idade podendo chegar aos 16 cm. Esta planta propaga-se muito lentamente e facilmente tolera condições de seca, é uma planta com floração mas as suas flores crescem no topo e são muito pequenas sendo quase imperceptíveis. Esta planta desenvolve-se melhor em sombra parcial ou baixa exposição solar. É uma planta que é ou fêmea ou macho e tem uma cor verde acinzentada ou arroxeada.

Adromischus Maculatus

Adromischus Maculatus também conhecido como Coração de Chita, é uma planta de crescimento lento que tem folhas verdes de forma oval. Os rebordos da folha podem ser castanhos ou roxos e têm várias pintas ao longo das folhas. Esta planta tem flores tubulares amarelas; a sua propagação é feita através das folhas e cresce bastante rápido na Primavera. Estas plantas necessitam de água mas devem apenas ser regadas quando estiverem completamente secas e necessitam de exposição solar parcial para se desenvolverem. Esta planta cresce até 30 cm de altura.

Echeveria Imbricata

Vulgarmente conhecida como Compton Carousel, esta é uma planta bastante atrativa dado que a sua forma se assemelhar a uma rosa. As suas folhas são um verde-pálido com riscas verdes. Gostam de luz solar indirecta e necessitam de solos com uma boa drenagem e embora só necessitem de água quando estão completamente secas, essa rega deve ser abundante. Não toleram bem a luz solar directa podendo queimar-se então aconselha-se evitar a luz directa e a regar frequentemente durante os meses de Verão. As suas flores amarelas e laranjas crescem de um longo caule que pode atingir até 30 cm de altura.

Echeveria X Imbricata suculenta rara

Echeveria Runyonii

Esta planta também conhecida como Topsy Turvy, tem uma aparência complexa que se assemelha também a uma rosa de folhas verdes acinzentadas. As suas folhas são bastante espessas e encurvadas e crescem até 15 cm de altura. As suas flores de cor laranja acrescentam à sua singularidade. Necessitam de um solo com boa drenagem mas não precisam de muita água. É uma planta que exige muito pouca manutenção.

Adromischus Cooperi

Esta é uma planta que prospera na luz solar directa e cresce, no máximo, 10 cm de altura; esta planta forma uma touceira com folhas verdes e carnudas com manchas vermelhas. A sua floração acontece nos meses de Verão; as suas flores são vermelhas e muito delicadas. Plante esta suculenta num solo com boa drenagem, regando com frequência no Verão e mantendo-a seca em épocas de chuva e durante o Inverno.

Onde comprar suculentas raras?

Estas plantas são tão únicas e deslumbrantes que é uma tentação para muita gente plantá-las mas uma vez que são suculentas raras, nem sempre estão disponíveis em todo o lado. Algumas podem ser encontradas num supermercado perto de si ou, por serem agora bastante populares, alguns viveiros comercializam já este tipo de suculentas.

Conclusão

Toda a gente adora suculentas seja pelas suas formas originais ou pelas suas flores peculiares. Plantar suculentas tornou-se uma das últimas tendências e nós apresentámos anteriormente um artigo sobre suculentas que não necessitam de muita luz para se desenvolverem e suculentas para ter suspensas em casa e hoje apresentamos uma lista das mais fascinantes; as suculentas raras. Falámos também de sítios onde pode adquirir estas plantas raras. Esperamos que tenha gostado do artigo e que tenha agora vontade de plantar uma delas. Partilhe a sua experiência connosco e informe-nos se tiver alguma dúvida ou questão sobre estas suculentas raras.

🌵 Descubra a diferença entre Suculentas e cactus neste artigo completo

Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar