Sementes de Suculentas: Guia para plantar suculentas

Neste guia, iremos explicar como cultivar sementes de suculentas – Uma forma fácil, de baixo custo e divertida de cultivar a sua própria coleção.

As suculentas são plantas bonitas que apresentam uma variedade de cores, tamanhos e formas. São também de muito baixa manutenção e incrivelmente fáceis de tratar, devido às suas baixas necessidades de água e nutrientes.

Apesar de se poder comprar suculentas já desenvolvidas praticamente em qualquer horto, lojas de decoração de casa ou até num supermercado, será sempre diferente de se cultivar as próprias sementes.

Observar como algo tão pequeno (as sementes de suculentas são muito pequenas) se transformou numa planta desenvolvida e a florescer pode ser bastante gratificante.

Vamos contar-lhe um pequeno segredo: não é necessária ciência muito desenvolvida. Contudo, com base no que foi dito, terá de criar as condições apropriadas, tais como escolher o solo adequado, plantar as sementes de suculentas na localização ideal e utilizar uma quantidade de água adequada.

Neste sentido, o que será então necessário para cultivar, com sucesso, o próprio jardim (ou pequeno vaso de plantas) de suculentas a partir de sementes?

Vamos explorar.

sementes de suculentas portugal

Por que motivo deverá cultivar suculentas a partir de sementes?

Antes de “mergulhar” no assunto e explicar como cultivar suculentas a partir de sementes, poderá, primeiramente,  pensar porque motivo irá querer produzir sementes de suculentas.

Apesar de tudo (como temos vindo a discutir), as suculentas são bastante fáceis de encontrar. Pode comprá-las em praticamente qualquer local que venda flores. Por isso, por que motivo podia querer cultivar as suas próprias plantas a partir de sementes?

Em primeiro lugar, pelo fator satisfação. Como já referimos, tal como qualquer outra planta, é gratificante observar as suculentas a crescer a partir de sementes.

Contudo, por que outro motivo poderia querer cultivar por si próprio/a? Algumas espécies são tão raras que poderá gastar bastante tempo a procurá-las e, com sorte, encontrar, a um custo bastante elevado.

Para além disso, sendo um grande fã de suculentas, ter tempo para as cultivar a partir de sementes de suculentas irá certamente criar um maior sentimento de apreciação das plantas. Ainda, cultivar a partir de sementes de suculentas origina uma generosa quantidade de plantas; aliás, irá certamente ter plantas para todo o jardim e, ainda, bastantes para oferecer aos amigos e família!

sementes de suculentas portugal

Dicas para Cultivar Suculentas a partir de Sementes

Agora que já falámos sobre os motivos pelos quais deverá cultivar suculentas a partir de sementes e se decidiu tentar cultivar as suas próprias sementes, deverá estar a pensar em como começar.

Primeiro é importante que saiba que cultivar suculentas a partir de sementes é bastante diferente do cultivo de outras plantas a partir das suas próprias sementes.

Comece com sementes de boa qualidade

Apesar de ser bastante óbvio, existe um passo importante a dar: garantir que começa com sementes de boa qualidade, obtidas num de um local de confiança. Já referimos anteriormente que as sementes de suculentas são bastante pequenas; aliás, algumas variedades são tão pequenas que podem facilmente ser confundidas com sujidade ou pó.

Acredite que, infelizmente, existem pessoas que vendem coisas que podem facilmente passar por sementes de suculentas. Mas não são!

De modo a evitar ser enganado, escolha uma fonte que tem a certeza que será segura. Comprar on-line será uma das melhores opções. Existem vários vendedores na Amazon e na Etsy que vendem sementes de vários tipos de suculentas de boa qualidade; contudo, nesses sites também existem vendedores menos fidedignos e nem todos enviam para Portugal.

Por isso, garanta que está a escolher uma fonte segura, leia as opiniões antes de comprar.

sementes de suculentas portugal

Materiais Necessários

Assim que tiver as sementes, deverá organizar os restantes materiais.

Para cultivar as suculentas, irá precisar de:

  • Tabuleiro raso de cultivo. Deverá escolher um tabuleiro que tenha vários orifícios de drenagem no fundo. As suculentas precisam de uma drenagem específica – mesmo as sementes – para não se “afogarem”.
  • Solo com boa capacidade de drenagem. Existem vários tipos de solo para vasos à venda, que são específicos para suculentas.
  • Cúpula para plantas. Poderá ser comprada na maior parte dos centros de jardinagem ou on-line.

Preparação para plantar

Assim que tiver todos os materiais necessários, poderá começar a preparar a plantação. Antes de plantar as sementes, é muito importante decidir o substrato adequado.

  • O substrato em que as sementes irão ser colocadas terá um grande impacto na qualidade do desenvolvimento e no sucesso da plantação.
  • Um solo rico em areia e bem drenado para vasos é o ideal para sementes de suculentas, uma vez que é o mais semelhante ao solo ideal na Natureza.
  • Poderá comprar o solo adequado para suculentas ou pode criar o seu próprio substrato, misturando solo para vaso normal com areia de construção ou areia para horticultura.
  • Se criar o próprio substrato, é recomendado esterilizar antes de plantar as sementes.
  • Colocar o solo num tabuleiro ou bandeja de forno e colocar no forno a 150ºC até, no máximo, 30 minutos.
  • Alternativamente, poderá colocar o solo num prato que possa ir ao micro-ondas e aquecer durante, no máximo, 10 minutos.

Independentemente da opção que escolher para esterilizar o seu solo para as sementes de suculentas, deverá deixar arrefecer antes de usar.

sementes de suculentas portugal

Colocar o solo no tabuleiro de cultivo

Em seguida, encher o tabuleiro de cultivo com o solo ou o substrato previamente preparado. Encher cada secção do tabuleiro de modo a que o solo ou substrato fique a 2,5 cm do topo do tabuleiro.

Depois de encher o tabuleiro, regar, esperando que o excesso de água escorra pelos orifícios de drenagem. Assim que a água parar de escorrer através dos orifícios, está tudo pronto para começar a plantar. Regar o solo/substrato antes de plantar as sementes é importante para garantir que as sementes muito pequenas consigam aderir ao solo/substrato.

Plantar as Sementes de Suculentas

Assim que terminar de encher o tabuleiro com o solo/substrato, de regar e drenar, podemos prosseguir com a plantação das sementes.

Apesar de já ter sido referido várias vezes, nunca é de mais referir que as sementes de suculentas são muito pequenas. São tão pequenas que podem ser facilmente levadas pelo vento. Por isso, será necessário plantar as sementes em áreas cobertas, interior ou exterior, desde que resguardada do vento.

  • Colocar a palma de uma mão aberta e esticada, virada para cima, e colocar as sementes. Esta é a forma mais fácil de colocar as sementes no tabuleiro.
  • Para plantar as sementes, deve, com cuidado, espalhá-las ao longo da superfície do solo/substrato, garantindo que existe espaço entre as sementes.
  • Quanto maiores forem as suculentas cultivadas, maior terá de ser o espaço entre as sementes plantadas.
  • Se estiver a usar um tabuleiro com diferentes compartimentos, coloque uma ou duas sementes em cada compartimento.

Dado que as sementes de suculentas e cactus são muito pequenas, deverá evitar cobri-las com solo/substrato. Porquê? Porque assim que as plantas criarem raízes e começarem a germinar, se estiverem cobertas com solo/substrato, não irão conseguir chegar à superfície e vão morrer.

Se estiver a cultivar um conjunto de suculentas simultaneamente, recomenda-se cultivar cada tipo de suculenta, individualmente, em cada tabuleiro. Isto deve-se ao diferente tempo de germinação entre cada tipo de suculenta. Para além disso, em diferentes tabuleiros será muito mais fácil expor cada tipo de suculenta às condições ideais de crescimento.

plantaçao de suculentas e catos

Cobrir as Sementes

A maior parte das espécies de suculentas necessita de uma determinada quantidade humidade para germinar (basta pensarmos no ambiente em que elas crescem quando estão na Natureza).

Cobrir o tabuleiro com uma cúpula para plantas ou com uma touca (sim, o tipo de protecção que utilizaria para proteger o cabelo no duche) irá ajudar a criar a humidade necessária para que as sementes cresçam.

Colocar num local quente e exposto ao Sol

Assim que as sementes estiverem plantadas e o tabuleiro coberto, deverá colocar o tabuleiro directamente exposto à luz do Sol. Caso a fonte solar não seja constante, poderá colocar o tabuleiro debaixo de uma lâmpada de crescimento. Para além disso, sabe-se que a temperatura ideal de germinação é à volta de 21ºC.

Vigie as sementes. Assim que começarem a brotar, poderá remover a cúpula ou a touca. Colocar o tabuleiro numa zona onde receba bastante luz, mas protegido da luz solar direta. Assim que as sementes começarem a germinar é sinal de que está no bom caminho para ter a sua própria coleção de suculentas, cultivadas por si.

suculentas a crescer em casa

Resumo

Assim que as suas sementes se desenvolverem em plantas grandes o suficiente, poderá transplantá-las para novos locais.

O processo de cultivo de suculentas a partir de sementes não é difícil; contudo, requer os materiais adequados e uma boa dose de paciência, assim como é necessário para cultivar qualquer outro tipo de planta a partir de semente.

Desde que siga todos os passos acima mencionados e  se for paciente, deverá conseguir cultivar, com sucesso, as suas suculentas.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close